NTE – Núcleo de Tecnologias Educacionais
O Núcleo de Tecnologia Educacional da SRE de Coronel Fabriciano busca contribuir para uma educação de qualidade e inovadora frente aos novos desafios da educação, através de apoio técnico e promoção do uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública da circunscrição.
MISSÃO
NTE Suporte
Envidar todos os esforços para que os equipamentos de informática mantenham-se em funcionamento adequado e constante no âmbito da Superintendência Regional de Ensino e nas Escolas, através de intervenções técnicas preventivas e corretivas próprias da SEE ou de acompanhamento, apoio e coordenação de eventuais serviços de terceiros, com o objetivo de assegurar a base física para o acontecer tecnológico na SRE e Escolas.
NTE Pedagógico
Fazer com que as escolas de sua Superintendência Regional de Ensino utilizem intensamente as Tecnologias Educacionais como fator preponderante para a melhoria da qualidade do ensino, através de prospecção, de capacitação de docentes, administrativos e técnicos, de monitoramento, apoio e controle das atividades realizadas nas escolas.
Competências do Núcleo de Tecnologia Educacional
O Núcleo de Tecnologia Educacional conforme MEC/FNDE
Conforme carta de “Caracterização e Critérios para Criação e Implantação” do Ministério da Educação MEC, o Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE é a estrutura descentralizada, de nível operacional, do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, vinculada a uma secretaria estadual ou municipal de educação e especializada em tecnologias de informação e comunicação (TIC) aplicada à educação, cumprindo as seguintes funções:
a) Capacitar professores e técnicos das unidades escolares de sua área de abrangência;
b) Prestar suporte pedagógico e técnico às escolas (elaboração de projetos de uso pedagógico das TIC, acompanhamento e apoio à execução, e atividades relacionadas);
c) Realizar pesquisas e desenvolver e disseminar experiências educacionais;
d) Interagir com as Coordenações Regionais do ProInfo e com a Coordenação Nacional do Programa no Ministério da Educação – MEC, no sentido de garantir a homogeneidade da implementação e o sucesso do Programa.
e) Documentos ProInfo:
– Decreto 6300 de 12 dezembro de 2007
– Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997
Para acessar a carta de Caracterização e Critérios para Criação e Implantação completa clique aqui.
O Núcleo de Tecnologia Educacional em Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEEMG, Estabelece as diretrizes, atribuições e vinculação dos Núcleos de Tecnologia Educacional dentro da estrutura organizacional das Superintendências Regionais de Ensino do Estado de Minas Gerais e as atribuições das funções de Técnicos dos Núcleos de Tecnologias Educacionais.
Resolução SEE 4327/2020 publicada em 09 de maio de 2020, revoga a resolução 2972/2016, define novas diretrizes e vincula o NTE ao Gabinete da SRE.
Resolução SEE 2972/2016 publicada em 16 de maio de 2016, vincula o NTE à Diretoria Educacional – DIRE da SRE.
Resolução 2363 de 01 de Agosto de 2013 – que trata dos critérios para exercício da função de Coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional.
São funções do NTE, a do Pedagógico e Suporte Técnico:
a) Fomentar nas Escolas e na Superintendência Regional de Ensino a utilização intensiva das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs como fator preponderante para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, por meio de prospecção, monitoramento, apoio e controle das atividades realizadas nas escolas, de capacitação de docentes, pessoal administrativo, técnico e discentes.
b) Manter os equipamentos de informática em funcionamento adequado e constante no âmbito das Escolas e da SRE, por meio de intervenções técnicas preventivas e corretivas e/ou de orientação, acompanhamento, apoio e gerenciamento de eventuais serviços de terceiros.
c) E atender as Secretarias Municipais de Educação, no tocante ao uso das TDICs, quando e mediante demanda firmada por parcerias entre a SEE-MG/UNDIME-MG/MEC.
Em Minas Gerais são 47 Núcleos de Tecnologia Educacional para atender a demanda das Escolas Estaduais.