A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em regime de colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Minas Gerais (Undime-MG), vem oferecendo para os educadores mineiros formações que auxiliam na implementação do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Entre as ações realizadas estão quatro ciclos de webconferências que tiveram por objetivo apresentar aos profissionais da educação os componentes do CRMG. As webconferências foram transmitidas ao vivo, mas os educadores que não tiveram a oportunidade de participar podem acessar os vídeos no canal do youtube da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.

No canal estão disponíveis os quatro ciclos de webconferências. Três deles foram apresentados em 2019, nos meses de maio, junho e outubro. Já o ciclo realizado em 2020 aconteceu no mês de março.

Nas webconferências são discutidos temas específicos sobre a Educação Infantil e os componentes curriculares do Ensino Fundamental. Os debates também abordam sugestões e considerações realizadas pelos educadores.

Currículo Referência de Minas Gerais

O Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental é resultado de um intenso trabalho em regime de colaboração entre a SEE/MG e a Undime-MG. Ele foi homologado em 2018.

O documento foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras. O ano de 2019 foi de transição, dedicado à formação dos profissionais da educação e estudo do CRMG. Já em 2020, o CRMG já é realidade nas escolas mineiras.

Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano

Rua Guarapari, nº 1163 - Bairro Belvedere