Reconhecer o trabalho realizado por educadores é uma das formas de destacar a sua importância para a sociedade. Um dos marcos de 2023 na atuação da Fundação Aperam Acesita em educação foi a celebração dos 40 anos da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, ligada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

O evento realizado no Teatro da Fundação Aperam Acesita reuniu autoridades locais e muitas gerações de servidores da SRE para homenagens. Implantada em 1982, como a 30ª Delegacia Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, a Superintendência é responsável por coordenar e monitorar as atividades de articulação com onze municípios mineiros para o desenvolvimento da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual de ensino.

"São muitos anos de parceria entre a rede estadual estadual de ensino e a Fundação Aperam. Já trouxemos grandes nomes para realizarem formação com os educadores, como: Amir Piedade, Elvira de Souza Lima, Brartolomeu Campos de Queirós, entre outros, que muito tem contribuído para a formação continuada dos educadores. Também desenvolvemos projetos nas escolas com os alunos. Essa parceria com a Fundação Aperam é importante e fortalece os trabalhos dos professores e gestores da rede estadual".