Iniciativas realizadas pelas unidades de ensino trabalham as orientações das leis federais 10.639/03 e 11.645/08, que dispõem sobre a temática da História e Cultura Afro-Brasileira

Na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais questões relacionadas à história e à cultura afro-brasileira são trabalhadas de forma transversal pelas unidades de ensino ao longo de todo o ano letivo. E, no mês de novembro, as ações são intensificadas para celebrar o “Dia da Consciência Negra”, que é comemorado nesta sexta-feira (20/11). As iniciativas desenvolvidas pelas escolas atendem às leis 10.639/03 e 11.645/08, que falam sobre a importância e obrigatoriedade de se trabalhar a temática nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.

Na Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes, em Ipatinga, vídeos também foram as ferramentas utilizadas para trabalhar a temática com os alunos dos anos finais do ensino fundamental, como conta a diretora Neuly dos Santos Pinheiro Vilela. “Este ano, resolvemos fazer diferente e convidamos pessoas de fora, como ex-alunos e especialistas. Eles falaram sobre empoderamento e sonhos”. Ao longo desta semana, os vídeos foram publicados nas redes sociais da unidade de ensino e os resultados foram muito positivos. “Pais e alunos estão comentando e elogiando muito. Até pessoas de fora da escola estão assistindo e parabenizando a escola por trabalhar e abordar o tema”, afirma Neuly.

Na escola, os alunos dos anos iniciais também trabalharam a temática. “Cada ano escolheu um tema especifico para ser tratado, como comidas típicas, o quilombo em Minas Gerais, diversidade cultural, entre outros”, conclui a diretora.

Alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes fizeram diferentes atividades sobre a temática. Foto: Arquivo da Escola
Alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes fizeram diferentes atividades sobre a temática. Foto: Arquivo da Escola
 
E a Escola Estadual Nilza Luzia de Souza Butta, realizou a Live- Cultura Afro Brasileira- Semana de Educação para a Vida, no dia 20/11/2020, com uma roda de conversa entre os professores historiadores e convidados especiais, ex-alunos, mediados pela diretora Luciene Souza. 
Confira como foi a live: 
https://www.youtube.com/watch?v=WnnfTIqRgls
A diretora Luciene diz que são assuntos que devem ser debatidos sempre: "a Live foi ótima, atendeu as nossas expectativas em que houve a participação da comunidade escolar, de pessoas representantes de escolas estaduais da cidade e de várias cidades de Minas Gerais. Os assuntos abordados pelos professores e convidados foram muito relevantes para reflexões e amenizarem as discriminações contra o negro em nosso dia a dia".
 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano

Rua Guarapari, nº 1163 - Bairro Belvedere

Coronel Fabriciano/MG - CEP: 35170-102

FONE: (31)3841-9450 - FAX: (31)3842-1419