A Escola Estadual José Rosa Damasceno, de Ipaba do Paraíso, em Santana do Paraíso, ficou em terceiro lugar na região Rio Doce e Vale do Aço, num evento do Sebrae: a Olimpíada Empreendedora”. A informação é da diretora Maria Aparecida de Sousa. O evento teve módulos de formação iniciados no mês de agosto, para todos os professores. As reuniões foram realizadas pela plataforma do Google Meet e pelo WhatsApp.
O Programa Olimpíada Empreendedora Sebrae é direcionado para professores da rede pública, do ensino fundamental anos iniciais e finais e do ensino médio que tenham a necessidade de conectar a sua prática pedagógica com as necessidades do mundo contemporâneo. Voltado para quem tem curiosidade em construir estratégias colaborativas de mediação da aprendizagem, descobrir novas linguagens e perspectivas para ampliar seu repertório sobre cultura digital, inovação e empreendedorismo.
Maria Aparecida destaca que, inicialmente, o evento foi oferecido aos professores da escola Estadual José Rosa Damasceno do distrito de Ipaba do Paraíso, de Santana do Paraíso.

“Todos participaram. Na capacitação havia ações a serem realizadas. Alguns professores iniciaram, nem todos deram sequência e, em determinada fase, a professora de Língua Portuguesa Gilce Aparecida Quintão Castro decidiu por vontade própria encarar o desafio com os estudantes do Ensino Médio. As atividades demandavam tempo, criatividade e um desafio maior, que era o convencimento do estudante que estava do outro lado, a busca constante em conseguir um diálogo por WhatsApp e por ligação telefônica, sendo estas duas alternativas principais”, destacou.
Ela acrescenta que o evento foi importante, pois deu visibilidade à instituição, que ficou conhecida na mídia. “Elevamos o nome da nossa escola, mostramos que também existimos, que não paramos e que estamos trabalhando com os meios digitais oferecidos. E o mais importante, a professora Gilce conseguiu que os estudantes mostrassem seu talento, sua criatividade e a vontade de fazer o melhor. Destaco aqui o estudante Pablo Miguel, que fez a apresentação final. Os grupos de trabalho foram divididos por regiões e por todo este trabalho, a escola alcançou o terceiro lugar na região do Rio Doce e vale do Aço", celebrou.

Fonte: Jornal Diário do Aço.

Link de acesso:  https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0084622-escola-de-santana-do-paraiso-alcanca-resultado-positivo-em-olimpiada-empreendedora