O aplicativo Conexão Escola está passando por uma reformulação e a partir do ano letivo de 2021 contará com a ferramenta Google Classroom. A inclusão da plataforma na nova versão do aplicativo atende os pedidos e as sugestões de professores e alunos da rede pública estadual de ensino. Para auxiliar os educadores na melhor compreensão das funcionalidades e usos da ferramenta, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, está com inscrições abertas para o curso “Google for Education: recursos e possibilidades”.

O Google Sala de Aula (Google Classroom) será abordado no módulo VII do curso. Nele, as potencialidades da ferramenta serão apresentadas e demonstradas de forma prática e objetiva. Além disso, durante a formação, também serão abordados conteúdos que trabalham o Google Agenda, Google Meet, Google Formulários e Google Planilhas, entre outros.

Podem se inscrever na iniciativa os servidores da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais, sendo a participação dos educadores que atuam nas escolas estaduais de grande importância, uma vez que o curso vai tratar de informações e assuntos relacionados ao Google Classroom, dispositivo que passa a fazer parte do Conexão Escola 2.0, aplicativo utilizado na rede. A pré-inscrição deve ser feita no site escoladeformacao.educacao.mg.gov.br.

Curso
A formação foi elaborada pelas equipes da Escola de Formação e do Núcleo de Tecnologia Educacional das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Ela é ofertada na modalidade de Educação a Distância (EaD). Informações sobre a data de início do curso serão encaminhadas para os e-mails dos inscritos.

Podem participar do curso apenas os servidores que utilizam o e-mail institucional “@educacao.mg.gov.br”. Caso o interessado não possua ou esteja com o mesmo desativado e/ou não saiba a senha, deverá solicitar ao diretor de sua escola que entre em contato com o Núcleo de Tecnologia Educacional/SRE da jurisdição da unidade de ensino para ativação/criação da conta de e-mail.

O curso conta com carga horária de 40 horas e é dividido em sete módulos:

Módulo I: Introdução à Plataforma Google for Education.
Módulo II: Cuidados Legais e Direitos Autorais.
Módulo III: Gestão da Comunicação - Gmail (E-mail Institucional), Google Contatos e Google Groups.
Módulo IV: Gestão do Tempo - Google Agenda, Google Meet, Google Tarefas e Google Keep.
Módulo V: Gestão de Dados - Google Drive, Google Documentos, Google Apresentações e Google Jamboard.
Módulo VI: Análise de Dados - Google Formulários e Google Planilhas.
Módulo VII: Google Sala de Aula (Google Classroom).