A SRE de Coronel Fabriciano juntamente com o CASBH - Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez de Minas Gerais, realizará no 1º semestre de 2022, o Curso Básico de Libras de forma presencial, com o objetivo de capacitar profissionais da Educação Básica na Língua Brasileira de Sinais – Libras. O curso terá a carga horária de 180h, sendo 120 horas presenciais e 60 horas de Práticas em Libras e será ministrado pela PEB - Instrutora de Libras capacitada pelo CASBH .

As aulas e atividades do Curso serão realizadas no modo presencial, com duração de 3(três) horas e (15) quinze minutos, 02 vezes por semana (terça-feira e quinta-feira), na EE Antônio Silva, município de Timóteo.

Caso seja de seu interesse realizar o Curso, gentileza preencher o link abaixo impreterivelmente até às 11h do dia 21/03/2022 (segunda-feira).

Link de Inscrição

Como a orientação do CAS é a composição da turma com até 25 alunos, os primeiros que preencherem o formulário e estiverem dentro dos requisitos para a realização do curso, terão sua vaga confirmada.

Serão considerados inscritos:

25 (vinte e cinco) candidatos que estejam atuando em 2022 como Professor de Sala de Recursos, efetivo ou contratado, selecionados pela equipe do Núcleo de Diversidade e Inclusão da SRE. Outros candidatos poderão ser selecionados de acordo com as vagas restantes.

Uma mensagem de confirmação será enviada para o e-mail dos candidatos, cuja inscrição tenha sido selecionada.

OBS: Não serão aceitas as inscrições de pessoas que já concluíram o Curso Básico de Libras, promovido pela SRE de Coronel Fabriciano em anos anteriores.

1) SOBRE O CURSO

• O cursoBásico de Libras terá carga horária de 180 horas, sendo 120 horas presenciais e 60 horas de Práticas em Libras.
  • As aulas serão ministradas, na EE Antônio Silva.
  • Carga horária: TrêsHoras e quinze minutos/Aulas, dois dias por semana (totalizando 6 horas e 30 minutos de aula semanal). Caso necessário, para compor a carga horária do cursista, o professor poderá utilizar, em algumas semanas, 3 dias.
  • FREQUÊNCIA EFALTAS: A frequência mínima para certificação, caso o cursista seja aprovado, é de 75% das aulas presenciais. As faltas não serão abonadas. Poderão ser justificadas mediante a apresentação de documento legal, tais como atestado médico assinado por autoridade registrada no CRM, atestado de óbito ou outros documentos devidamente registrados. Licenças médicas superiores a 04 dias consecutivos de curso serão avaliadas pela equipe do CAS. O não comparecimento ou a não realização de alguma atividade é de responsabilidade do cursista.
  • REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO: Mínimo 75% defrequência nas aulas presenciais; 60 horas de atividades em práticas em Libras; aproveitamento igual ou superior a 70 pontos.
  • cursista com aproveitamento inferior a 70 pontos só receberá a declaração departicipação se tiver no mínimo 75% defrequência.
  • ATIVIDADES DEPRÁTICA E DE REFLEXÃO (Seminário, oficinas e filmes) são obrigatórios, sendo pré-requisito para o recebimento do certificado.
  • Evite conversar oralmente durante as aulas;
  • Pessoas que não estão devidamente matriculadas no cursonão poderão participar das aulas;

Solicitamos que não utilize aparelhos celulares ou similares dentro da sala de aula;

. As atividades realizadas à distância são individuais e de responsabilidade do cursista.

Atenciosamente,

Elisangela de Oliveira Silva / Wanderson Martins / Marise Morais                  Analistas do Núcleo Diversidade e Inclusão

Rosane Aparecida Dutra

Supervisora Regional da Educação