Sob a coordenação da professora de Educação Física e de Tutoria, Selma Alcina, o projeto é uma iniciativa da estudante Nayla Reis do 3º ano do Ensino Médio de Tempo Integral.

Além do entretenimento, o jogo de Xadrez desenvolve o raciocínio e a concentração, estimula a paciência, exercita a mente e, consequentemente, melhora o rendimento escolar. Ou seja, a escola e os alunos só têm a ganhar, afirma a diretora da escola, professora Cristiane de Castro Moreira.

O que é um Clube de Protagonismo

O Clube de Protagonismo é um espaço destinado ao estudante, oferecido para colaborar com o seu sucesso e o da escola. Nele, o estudante desenvolve e exercita muitas habilidades essenciais para a sua formação e para sua atuação na vida pessoal, social e produtiva. O que há de mais legal no Clube é que ele possibilita a integração das pessoas e o seu desenvolvimento.

 

No Clube de Protagonismo, o estudante tem a oportunidade de aprender muitas coisas que são indispensáveis para se tornar um protagonista.

Passar pela experiência dos Clubes ajuda um protagonista a acreditar que é capaz de aprender muitas outras coisas e saber que deve se esforçar para isso. Aprender e continuar a aprender ao longo da vida é muito importante na construção de um Projeto de Vida, porque um Protagonista sabe que nada na vida está pronto e definido de acordo com as suas características e habilidades, ou pela ausência delas, nem pelo destino ou pelas decisões de outras pessoas, porque se assim fosse seria muito mais difícil aprender e crescer.

A experiência de ser associado de um Clube de Protagonismo durante os anos do Ensino Médio torna-se ainda mais importante porque nela o protagonista desenvolve habilidades como autocontrole, organização, otimismo, espírito colaborativo, liderança, capacidade de criar soluções, conviver com as diferenças e muitas outras.

Fonte: Caderno do Protagonista – ICE Brasil

Fotos de divulgação: EE Tancredo de Almeida Neves – Coronel Fabriciano/MG

 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano

Rua Guarapari, nº 1163 - Bairro Belvedere

Coronel Fabriciano/MG - CEP: 35170-102

FONE: (31)3841-9450 - FAX: (31)3842-1419