A Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), divulgou nesta semana que está implementando Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREIs) nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) do estado de Minas Gerais. A SRE de Coronel Fabriciano vai ganhar um CREI.
"Em 2022 fomos contemplados pela primeira vez com o CREI que funcionará na Escola Estadual Professora Celina Machado, em Coronel Fabriciano”, afirmou a superintendente da SRE - Coronel Fabriciano, Edvania de Lana Morais Andrade.

Inauguração

A expectativa da superintendente da SRE é de que em maio o espaço esteja em pleno funcionamento. Por enquanto, os profissionais estão se preparando para o início do trabalho. "Já fizemos o processo de contratação dos profissionais e agora eles estão em fase de formação continuada, conhecendo a proposta, estudando as resoluções, os referenciais teóricos para iniciarem o trabalho no mês de maio”, explicou Edvania de Lana.

Importância do CREI

Segundo a Secretaria de Educação, os CREIs vão compor a rede de apoio à educação especial, em conjunto com os Centros de Capacitação de Profissionais da Área da Surdez (CAS), os Centros de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) e das equipes multiprofissionais das escolas especiais. Além da capacitação profissional, os CREIs vão ajudar na produção de materiais pedagógicos adaptados para os alunos. Trabalho este, que segundo Edvania será fundamental.

"Para nós será de grande importância termos uma equipe com multiprofissionais que irão atuar, principalmente, na capacitação dos profissionais que atuam nas escolas e também irão contribuir com a produção de materiais pedagógicos adaptados para cada estudante de acordo com a sua deficiência, de acordo com a sua necessidade educativa especial”, destaca Edvania.

Expansão do CREI

Segundo a administração estadual a expansão dos CREIs tem o objetivo de proporcionar saberes e fazeres específicos aos profissionais da educação que atuam com os estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação matriculados nas escolas comuns, para que possam aprimorar o trabalho pedagógico já realizado junto a esses alunos.

No município de Caratinga, por exemplo, o CREI já foi instalado e está em funcionamento na Escola Estadual Engenheiro Caldas, localizada no bairro Santa Zita.