As Superintendências Regionais de Ensino (SREs) estão elaborando planos de ação para que o programa Gestão pela Aprendizagem seja efetivo e tenha como resultado a aprendizagem dos estudantes. Ao longo desta semana, superintendentes regionais, coordenadores do serviço de inspeção, assessores pedagógicos e analistas educacionais estão reunidos em uma formação que vai auxiliar a alcançar esse objetivo.

Secretária Julia Sant’Anna explica que a meta foi calculada considerando o contexto de cada unidade escolar. Foto: Geanine Nogueira (ACS/SEE)

“É um encontro de planejamento, alinhamento e acompanhamento das ações do programa. Estamos articulando e auxiliando na organização do plano de ação para que a regional possa garantir o trabalho efetivo nas escolas”, destaca a superintendente de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), Kellen Senra.

Nesta quinta-feira (29/8), as regionais receberam um material com as metas a serem alcançadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Cada SRE e cada escola terão uma meta específica a cumprir, como explica a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna. “Cada escola e cada regional vai ter sua meta. Isso foi calculado considerando o contexto da unidade escolar, pois a meta precisa ter uma expectativa de melhora, mas também precisa ser uma melhora em que a comunidade acredite”.

A superintendente de Nova Era, Jânua Galvão, destacou que, para alcançar os objetivos, deve ser feito um trabalho bem próximo com as escolas. “São metas desafiadoras, mas compõem o nosso trabalho. Já temos que pensar estratégias para conseguir junto com as nossas escolas avançar e melhorar os indicadores”.

A formação dos profissionais das regionais é feita a partir da colaboração técnica do Instituto Unibanco, por meio do Programa Jovem de Futuro que, há mais de uma década de atuação, tem resultados expressivos.

A superintendente de Nova Era, Jânua Galvão, já pensa nas estratégicas para alcançar as metas propostas. Foto: Geanine Nogueira (ACS/SEE)

Gestão pela Aprendizagem
Lançado no início de agosto deste ano, o programa tem como objetivos o combate à evasão escolar, a redução das desigualdades regionais no ambiente escolar e a elevação dos indicadores de aprendizagem. Essa iniciativa contempla um conjunto de ações que estão sendo adotadas pelo governo do estado para recolocar Minas Gerais em posição de destaque na qualidade do ensino público.