As escolas da região metropolitana do Vale do Aço participarão nesta quarta, 02, em Ipatinga, de uma preparação visando a Implantação do Currículo Referência de Minas Gerais dos anos finais do Ensino Fundamental para 2020. A ação é promovida pela Agenda de Convergência do Vale do Aço – Eixo Educação e tem como objetivo promover mudanças nas políticas educacionais de currículo, formação continuada de professores, materiais didáticos e avaliações.

O evento tem como público alvo os diretores, coordenadores, especialistas e professores. Esse é o primeiro evento que prioriza a implementação do currículo referência nos anos finais do ensino Fundamental. Espera-se cerca de 350 profissionais do ensino fundamental do Vale do Aço.

A Superintendente Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Edvania de Lana Morais Andrade, ressalta a importância da ação. “O objetivo é envolver todas as redes de ensino na discussão, para que em 2020 possam implementar, com segurança, o Currículo Referência proposto para Minas Gerais a partir da BNCC.É de suma importância que os educadores das escolas da regional se apropriem dos novos conceitos, da nova organização curricular que pautará a Proposta Pedagógica das escolas em 2020”, afirma.

O evento vai contar com uma palestra reflexiva, com o tema “A Implantação do Currículo Referência de Minas Gerais”, ministrado pela professora de história e assessora pedagógica, Gizeli Maria Rodrigues. Haverá ainda uma mesa redonda para debater o assunto, com participação da Superintendente Regional de Ensino, Edvânia de Lana Morais Andrade e o vice-presidente da UNDIME, Carlos Alberto Serra Negra.

“Um dos pilares da educação com qualidade é a formação e capacitação de professores e outros agentes da educação como pedagogos e diretores. Já fizemos encontro dos anos iniciais do ensino fundamental e agora é a vez dos anos finais (6° ao 9°ano). Esperamos que as redes estadual e municipal proporcionem um momento de reflexão e aprendizagem para os educadores”, afirma Carlos Alberto Serra Negra.

Currículo

O Currículo Referência de Minas Gerais foi publicado no dia 19 de dezembro no Diário do Executivo Parecer CEE nº 937/2018. O documento foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras. O ano de 2019 será de transição e dedicado à formação dos profissionais da educação e estudo do Currículo Referência. Já em 2020 ele estará efetivamente nas escolas.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano

Rua Guarapari, nº 1163 - Bairro Belvedere

Coronel Fabriciano/MG - CEP: 35170-102

FONE: (31)3841-9450 - FAX: (31)3842-1419