O analista Sérgio Campos e o professor de Educação Física Chandler Rezende Freitas, da E. E. João Cotta de Figueiredo Barcelos - Timóteo, participaram nos dias 22 e 23/10 do Curso “Metodologias Ativas”, promovido pelo Núcleo de Desenvolvimento do Esporte Educacional da SEE/MG, em parceria com o Instituto Península - Programa Impulsiona. O evento contou com a presença do palestrante, o professor Doutor Ricardo Catunda.
A Secretaria de Estado de Educação, por meio desta parceria, promove desde 2017 a formação continuada dos profissionais da Educação Básica com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Acesse aqui o Curso: https://impulsiona.org.br/metodologias-ativas-educacao-fisica/
DESCRIÇÃO DO CURSO
Quando adotamos metodologias ativas, o aluno é o personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo é incentivar uma aprendizagem mais autônoma e participativa, trazendo o aluno para o centro do processo. Benefícios para os alunos:
- adquirem maior autonomia;
- desenvolvem confiança;
- passam a enxergar o aprendizado como algo tranquilo;
- tornam-se aptos a resolver problemas;
- tornam-se profissionais mais qualificados e valorizados;
- tornam-se protagonistas do seu aprendizado e da sua vida.
Metodologias Ativas no Esporte tem carga-horária de 12 horas, podendo ser concluído em 30 dias. A formação contém 3 módulos: o que são as metodologias ativas e como funcionam, como utilizamos as metodologias ativas nas aulas de Educação Física e como avaliar os resultados da utilização de metodologias ativas.
Este curso é realizado na modalidade à distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVA MEC) tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento das atividades avaliativas. Essa modalidade privilegia a autonomia do estudante, o que significa que ele é o responsável por estabelecer sua própria rotina de estudos e pode realizar o curso a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.