Fechando o ano em que a educação do Estado teve como prioridade a promoção do desenvolvimento dos estudantes, serão destinados R$ 374 milhões para inclusão educacional, incentivo ao esporte e qualificação técnica
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), reafirma seu compromisso com a qualidade do ensino ao anunciar, nesta terça-feira (03/12), o Programa Estadual de Melhoria e Investimento no Ensino Público (Premiep). Com um montante histórico de R$374 milhões, o programa vai transformar as escolas estaduais em ambientes mais modernos, inclusivos e alinhados às demandas da atualidade.
Focado em modernização pedagógica, equidade educacional e formação técnica, o Premiep destinará recursos a áreas essenciais, como educação especial, esporte e formação técnica. Além de reduzir desigualdades, o programa oferecerá autonomia às escolas para implementar ações que atendam às necessidades específicas de suas comunidades, consolidando a educação como uma das principais prioridades do estado.
“ É inédito o investimento que estamos fazendo para o incentivo pedagógico em nossas escolas. Com o Premiep, os diretores irão receber os recursos por meio de termos de compromisso, a partir do dia 10 de dezembro. Esse montante que será aplicado no projeto é proveniente da receita do Estado, destinado exclusivamente para investir na melhoria da educação. O nosso objetivo é que, até fevereiro, grande parte das escolas já esteja modificada com esse novo projeto, tornando as aulas mais interessantes e acolhedoras para receber nossos alunos”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, durante anúncio do pacote de investimentos da pasta.
A iniciativa é sustentada por três pilares estratégicos: o alinhamento ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), que assegura que as ações pedagógicas sigam as diretrizes estabelecidas para o estado; a inclusão e equidade educacional, garantindo que todos os estudantes tenham acesso aos recursos necessários para uma educação de qualidade; e o fomento à inovação e ao desenvolvimento de competências, priorizando metodologias pedagógicas modernas, que preparem os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo.
O desafio de ensinar os estudantes da rede estadual de ensino sobre mercado financeiro, o uso correto do dinheiro e a aplicabilidade da moeda, vai além dos números da disciplina de matemática e da eletiva de educação financeira, componente curricular do Novo Ensino Médio.
Iniciativas como a da professora Eliana Demarques, da Escola Estadual Helena Guerra, em Contagem, têm mostrado bem isso. Ela criou a Biblioteca Interativa da Educação Financeira e Inclusiva (BIEI), integrando temas contemporâneos e transversais, para a formação integral do estudante, especialmente no que se refere ao letramento financeiro. Com a ação, ela pretende avançar na qualidade do material didático em libras e transcritos em braille.
A partir da BIEI, a professora desenvolveu o produto Educação Financeira, Fiscal e Ambiental para a Cidadania Global, implementado no Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) como atividade nas aulas de Reforço Escolar em várias escolas prioritárias da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B (SRE).
Com esse projeto inovador, a professora é finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal na categoria tecnologia. A cerimônia da premiação será realizada no dia 04 de dezembro, em Brasília.
De acordo com a docente, a ação inovadora poderá ser expandida para toda rede estadual de ensino, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da rede.
“Nas atividades, considera-se a motivação como principal fator crítico de sucesso na alfabetização matemática e letramento financeiro para multiplicar a cultura do empreendedorismo nas escolas. Com isso, promovemos uma aprendizagem criativa, significativa e colaborativa”, ressaltou Eliana Demarques, idealizadora do projeto.
A Escola Estadual João Hemétrio de Menezes realizou a entrega dos certificados aos concluintes do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Almoxarife, do Programa Novos Caminhos. Ao todo, 39 alunos finalizaram a capacitação e agora estão preparados para o mercado de trabalho. A cerimônia contou com a presença dos alunos, da Diretora da Escola, Sra. Priscila Kelem dos Santos Gonçalves, e do Apoio Acadêmico, Lindilson Mendes da Silva Filho.
Com 160 horas de carga horária, o curso foi realizado de junho a setembro deste ano, no período noturno, de segunda a quinta-feira, na E.E. João Hemétrio de Menezes. Durante o curso, os alunos tiveram acesso a diversos conteúdos, como o papel do almoxarife, a legislação na área, gestão e organização de estoques e logística básica. De acordo com a Diretora, "o resultado foi muito satisfatório. Formamos alunos bem preparados, que sabem se posicionar adequadamente no mercado de trabalho".
O objetivo do curso foi formar profissionais para suprir as demandas das organizações por colaboradores que executem com competência as diversas rotinas de controle de estoque em empresas de diferentes tipos e tamanhos, contribuindo para sua qualificação e capacitação. Assim, os alunos foram preparados para atuar com assertividade, organização, pró-atividade, engajamento e autonomia em suas rotinas profissionais, ampliando suas capacidades e flexibilidade para atender às necessidades do dia a dia com eficiência, eficácia e efetividade.
Confira as fotos da entrega dos certificados e do curso!
Arlene Coura E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Tel: (31) 3841-9481
Pagamento
Guadalupe Lisboa Silva (Coordenadora Setor de Pagamento) E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9483
Gabriel Rodrigues Coelho Ramos Judite da Penha Carvalho Vieira Maria de Loudes Oliveira Patrícia da Penha Vasconcelos Barros Adriana Cristina Silveira Cruz Ferreira Adriana Ferreira Matosinhos Gandra Rejane Moreira da Silva Cássia Cristina Soares Silva Corsino Gabriela dos Santos Ferreira Lucas de Almeida Anastácio
Supervisores de Taxação Realizar acertos de folha de pagamento dos contratados e efetivos; Inclusão/acertos de dados dos servidores: carga horária, falta greve/paralisação, falta exercício; Acerto de valor alto; Conferência de cálculos e lançamentos no SISAP através de guia; Lançamento de QI manual no SISAP; Conferência e validação de QI no SYSADP; Cálculo e instrução de processos de vencimentos deixados, férias prêmio em espécie, progressão, promoção, entre outros; Conferência/inclusão de vantagens (progressão/promoção/vantagem pessoal, Adveb), licenças e férias-prêmio, etc.) Taxação da folha de pagamento; cálculo de IAs; Atendimento aos relatórios enviados pela SEE/MG; Análise e cálculo de processo para envio e/ou recebidos no SEI; Instrução de processos de vencimentos deixados; Acerto de pagamentos atrasados por qualquer motivo; Inclusão de pensão alimentícia; Atendimento a demandas judiciais; Emissão de ordem de pagamento especial; Atualização SICOBET; Recadastramento anual de servidores; Atualização de dados de servidores da jurisdição; Emissão de declaração de que o servidor não possui vinculo com o Estado; Emissão de declaração para fins de LIP.
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Clarisse de Paula Loures Fraga (Supervisora da Divisão de Direitos e Vantagens e Aposentadoria) Orientação sobre a apuração de tempo de serviço e contribuição, análise e emissão de certidões no âmbito de sua competência, com vistas às concessões de direito e aposentadoria; Treinamento e Assessoramento das escolas na execução das atividades descentralizadas de administração de pessoal quanto à interpretação de normas e operacionalização de ações; Atuação nas comissões de Processo Administrativo de Débito e Avaliação de Desempenho; Coordenação e acompanhamento das atividades dos estagiários na DIPE, previstas em convênios celebrados pela SEE; Atendimento às demandas jurídicas; Atuação e atendimento dos canais de informação ao cidadão; Orientação e monitoramento do serviço das escolas estaduais sobre os direitos, deveres no que se refere aos atos de admissão, concessões e vantagens, desligamento e aspectos relacionados à administração de pessoal das escolas estaduais. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9458
Aposentadoria
Rayane Aparecida Ferreira Silva Análise/Instrução de processos de Aposentadoria de servidores efetivos Concessão de abono permanência Emissão de declarações referentes a servidores efetivos aposentados; Análise de revisão de proventos E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9462
Mônica Venceslau Dias Análise/Instrução de processos de Aposentadoria de servidores efetivos Concessão de abono permanência Emissão de declarações referentes a servidores efetivos aposentados; Análise de revisão de proventos E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9462
Gisele Moraes dos Santos Análise/Instrução de processos de Aposentadoria de servidores efetivos Concessão de abono permanência Emissão de declarações referentes a servidores efetivos aposentados; Análise de revisão de proventos E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9462
Direitos e Vantagens
Priscilla Fonseca Silva Guimarães Orientação/Análise/Instauração/Conclusão do processo administrativo de débito; Arquivo/Manutenção da pasta funcional dos servidores efetivos em afastamento por adjunção/disposição/LIP; Emissão de grade de frequência referente aos servidores em afastamento por adjunção/disposição com ônus para o Estado. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9458
Mônica Letro da Silva Dias Instrução de Processos de Exclusão de Tempo; Atendimento aos solicitantes da CTC;
Instrução de processo de Certidão de Contagem de Tempo - CTC; Carta Exigência INSS. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9458
Norma Aparecida Martins da Silva Dantas Análise de Processo de Exclusão de Tempo , bem como orientações para montagem do mesmo; Abertura de CONECTA RH;
Instrução de processo de Certidão de Contagem de Tempo - CTC; Carta Exigência INSS. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9457
Cristina Aparecida de Oliveira Instrução de processo de Certidão de Contagem de Tempo - CTC Carta Exigência INSS E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9458
Vera Lúcia Dias Batista Contagem de Tempo; Direitos e Vantagens; Averbação, desaverbação; Análise de Processo de Exclusão de Tempo; Verificação/Análise/Atendimento de carta do INSS;
Instrução de processo de Certidão de Contagem de Tempo - CTC; Carta Exigência INSS. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9458
Thiago Langame Duque Monteiro Suporte e acertos de vida funcional e benefícios das escolas; Estudo e concessões de benefícios de servidores da SRE; Administração e arquivo de pastas funcionais da SRE; Arquivo de frequência de pessoal da SRE; Análise de aproveitamento de tempo; Emissão de documentos de servidores da SRE Sispatri RH; Atendimento de demandas judiciais (inserção de histórico funcional); Acertos e inserção de dados e tempo no Sisap. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9462
Daniela Mansur de Oliveira Reis Administração Ponto eletrônico; Abandono de Cargo/ Impontualidade/ Inassiduidade; Acúmulos de cargos e funções; Exoneração de Cargo Efetivo; Administrador SRE Ponto Digital; Administrador Segurança SISAP. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9480
Divisão de Gestão de Pessoal - DGEP
Elcione Tavares Silva Evolução na Carreira (Progressão e Promoção) E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9492
Valdilene Ermelinda Estevam Valentino Quadro de Pessoal, Movimentação de Pessoal E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9467
Paulyane Christina Dias Araújo Gouvêa Coordenadora do Quadro de Pessoal e Quadro de Horários; Movimentação de Pessoal; Lotação de LIP, Cessão, Adjunção, Disposição; Concurso - Nomeações SAS - Serviço de Acompanhamento Sociofuncional E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9467
Nilmara Kely
Bruna Souza Avaliação de Desempenho / Ponto Digital E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9453
Dilma Aparecida Ferreira Provimento de cargo de Secretário de escola; Provimento de Cargo de Diretor de escola e função gratificada de Vice-diretor Concessões de Afastamentos Licença para Tratar de Interesses Particulares - LIP Cessão de Servidor; Desincompatibilização eleitoral; Mandato eletivo; Mandato Sindical. Concessões para frequentar curso e Trilhas de Futuro Educadores. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9453
Sônia Carvalho Moreira
Análise e Emissão das Autorizações para Lecionar em Escolas Estaduais, Particulares e Educação Profissional. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9453
Patrícia Viana de Oliveira Carneiro
Gestora da Avaliação de Desempenho E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9453
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) iniciou, nesta segunda-feira (25/11), a aplicação das Avaliações Externas Somativas do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação (Simave), que será realizada até o dia 6 de dezembro. Esse processo é uma ferramenta essencial para monitorar o desempenho dos estudantes e avaliar a evolução das habilidades e competências adquiridas ao longo do ano letivo.
As Avaliações Externas Somativas são destinadas aos estudantes das redes estadual e municipais do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, além do 3º ano do ensino médio, com um total estimado de 804 mil participantes. Focadas em Língua Portuguesa e Matemática, as avaliações têm como objetivo traçar um diagnóstico da educação básica em Minas Gerais, identificando fatores que podem influenciar o desempenho dos estudantes.
“As Avaliações desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de políticas públicas na educação, fornecendo um diagnóstico preciso do desempenho escolar. Elas ajudam a identificar disparidades na aprendizagem, subsidiam o planejamento estratégico e permitem o monitoramento contínuo do progresso dos estudantes, possibilitando intervenções mais eficazes e direcionadas, com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino”, afirma o superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Wagner Costa.
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Tel: (31) 3841-9470
Lorena Hellen Oliveira Tiago Vasconcelos
Apoio DAFI Rotinas administrativas - Auxiliar Administrativo MGS E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9470
Lidiane Carvalho Vieira
Diárias - Orçamento - Empenha - Liquida - Frota - Administradora SEI Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9451
Protocolo
Lúcia Souza
Atendimento presencial e telefônico em geral; Protocolo e distribuição de documentos nos setores; Devolução de documentos paras as escolas; Envio de malotes via SEE; Inclusão e atualização no sistema SEI. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9450
Gláucia Costa
Atendimento presencial e telefônico em geral; Protocolo e distribuição de documentos nos setores; Devolução de documentos paras as escolas; Envio de malotes via SEE; Inclusão e atualização no sistema SEI. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Tel: (31) 3841 - 9450
Nutricionista
Juliana Silva Corrêa Nutricionista / Cumprimento das diretrizes da Programa Nacional de Alimentação Escolar. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9455
Finanças /DIVOF
Adelson Alves Ferreira (Supervisão)
Publicação de processos de dispensa de licitação e licitação das escolas. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841- 9455
Eunice Henriques Vidal Analista de Prestação de Contas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Noemi Prando Lima ANALISTA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Flávia Alves Fernandes Habilitação de Caixas Escolares; registro de empenhos e liquidações de despesas referentes a caixas escolares; monitoramento de emissão de termos de compromisso e aditivos para caixas escolares e assuntos correlatos; contabilização de depósitos; monitoramento de lançamentos de saldos bancários mensais das caixas escolares; outros assuntos correlatos de competência da DIVOF. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Flaviana dos Santos Rodrigues Analista de Prestação de Contas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Janaina K. Lopes Araújo Execução Financeira e Orçamentária Projeto Trilhas de Futuro E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Mirian Alvarenga Borges Valadares Analista de Prestação de Contas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Noemi Prando Lima ANALISTA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Gizeliny Marília Aparecida Bento Publicação de processos das escolas (Dispensa de Licitação e Licitação). E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Patrícia Souza Pereira Analista de Prestação de Contas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Wemerson Ferreira Nunes Analista de Prestação de Contas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Alexsandra Marques Moreira Silveira Analista de Prestação de Contas - MGS E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Hadassa Fialho Monteiro Analista de Prestação de Contas - MGS E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Letícia da Silva Oliveira Analista de Prestação de Contas - MGS E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Philippe Augusto Andrade Analista de Prestação de Contas - MGS E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Priscila Altera Silva Analista de Prestação de Contas - MGS E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31)3841-9455
Patrimônio
Clemildia Carvalho da Silva Demandas referentes ao Patrimônio e Bens Imóveis. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9499
Guilherme Silva Demandas referentes ao Patrimônio e Bens Imóveis. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9499
Rede Física
Wolney Viana Oliveira (Coordenador) E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9499
Hulla de Kássia Oliveira Engenheira Civil Setor de Engenharia Civil, Medições, Execução de Planilhas, Fiscalização de Obras. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9499
Daniel Maia de Araujo Engenheiro Civil Setor de Engenharia Civil, Medições, Execução de Planilhas e Fiscalização de Obras E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Telefone: (31) 3841-9499