Este ano, as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) passaram a contar com um profissional referência no serviço de inspeção escolar: o Coordenador de Inspeção. Já no órgão central da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) foi criada a Assessoria Central de Inspeção Escolar. Para alinhar as ações e metas para 2020 está sendo realizado, nesta terça-feira (10/3) e quarta-feira (11/3), em Belo Horizonte, o “Primeiro Encontro de Coordenadores da Inspeção Escolar”.

Encontro reuniu representantes de todas as Superintendências Regionais de Ensino. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

“Objetivo desse primeiro encontro é apresentar quais são as propostas e as metas para 2020 e alinhar com os coordenadores as ações que serão realizadas ao longo do ano. Como a função de coordenador foi criada agora, também vamos definir quais serão as atribuições que eles desenvolverão em suas localidades, sempre em consonância com as ações da Secretaria, ressaltou o Assessor Central de Inspeção Escolar, Paulo Leandro de Carvalho.

Nas SREs, os coordenadores de Inspeção terão a função de coordenar, avaliar e acompanhar o serviço de inspeção dentro da regional. Já a Assessoria Central foi criada para padronizar e normatizar o trabalho desenvolvido pelo serviço de inspeção no estado, como ressalta Paulo. “A inspeção não tinha, dentro do órgão central, nenhuma estrutura que normatizasse o trabalho. Além disso, cada regional tinha sua forma específica de organização da inspeção. O objetivo da assessoria é padronizar, definir as diretrizes e organizar as ações”, enfatizou.

A abertura do encontro contou com a participação do secretário Adjunto de Estado de Educação, Edelves Rosa Luna, do subsecretário de Articulação Educacional da SEE, Igor de Alvarenga, e da superintendente da SRE Metropolitana B, Kátia Canguçu.

O secretário Adjunto de Estado de Educação destacou, em sua fala de abertura, a importância do trabalho desenvolvido pelos inspetores escolares na rede pública estadual. “O trabalho desse profissional se dá na perspectiva da garantia institucional, do cuidado e do zelo, dentro da proposta de ser um facilitador do processo educacional”, afirmou Edelves.

Para coordenadora de inspeção na SRE de Montes Claros, Alyne Luysa Rodrigues Duarte Oliveira, o encontro de alinhamento é um passo essencial para o trabalho. “Essa é uma reunião em que vamos consolidar o perfil e as atribuições do coordenador de inspeção para que essa função seja desenvolvia de forma plena”. O nosso objetivo é ter um líder que articule e que seja uma referência, para que o nosso trabalho possa fluir da melhor forma possível”.

Formação

Além de ser uma reunião de articulação, o encontro também tem como foco a formação dos profissionais. Na pauta está o debate sobre as perspectivas das ações do Programa Jovem de Futuro, oficinas sobre a proposta de normatização e atribuições dos coordenadores de inspeção, além da construção do plano de trabalho dos inspetores escolares para o trimestre. Também serão discutidos assuntos e temas das atribuições desses servidores como as ações da Ouvidoria Educacional, por exemplo.

Inspetores

Nas SREs, o inspetor escolar é o profissional que faz o trabalho de verificação da legalidade das escolas, acompanhamento do cumprimento da legislação e o papel de articulação da escola com os órgãos regionais e o órgão central. Ele tem um caráter de fiscalização, comunicação e articulação.