A SRE de Coronel Fabriciano, juntamente com o CASBH - Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez de Minas Gerais -, realizará no 2º semestre de 2023, o Curso Básico de Libras de forma presencial, com o objetivo de capacitar profissionais da Educação Básica na Língua Brasileira de Sinais – Libras.

O curso terá a carga horária de 180h, sendo 120 horas presenciais e 60 horas de Práticas em Libras e será ministrado pela PEB - Instrutora de Libras capacitada pelo CAS/BH.

As atividades do Curso serão realizadas na EE João XXIII, município de Ipatinga, com previsão de início das aulas em 01/08/2023.

Como orientação do CAS/SEE, a composição da turma com até 30 cursistas, os primeiros que preencherem o formulário e estiverem dentro dos requisitos para a realização do curso, terão sua vaga confirmada.

Link para inscrição:

Serão considerados inscritos:

Os 30 (trinta) primeiros candidatos inscritos que estejam atuando em 2023 como Professor de Sala de Recursos, Professores de Apoio e Professores da Educação Básica da rede estadual, selecionados pela Equipe SAI – Serviço de Apoio à Inclusão SRE.

- Outros candidatos poderão ser selecionados de acordo com a disponibilidade de vagas.

- Uma mensagem de confirmação será enviada para o e-mail dos candidatos, cuja inscrição tenha sido selecionada.

- OBS: Não serão aceitas as inscrições de pessoas que já concluíram o Curso Básico de Libras, promovido pela SRE de Coronel Fabriciano em anos anteriores.

1) SOBRE O CURSO

• O curso Básico de Libras terá carga horária de 180 horas, sendo 120 horas presenciais e 60 horas de Práticas em Libras.
  • As aulas serão ministradas, no modo presencial, no horário de 18:30 às 21:45 hs, 02 vezes por semana, na EE João XXIII,(R. Pedras Bonitas, 100 - Iguaçu, Ipatinga).
  • Carga horária: Três Horas e quinze minutos/Aulas, dois dias da semana (totalizando 6 horas e 30 minutos de aula semanal).

- Caso necessário, para compor a carga horária do cursista, o professor poderá utilizar, em algumas semanas, três dias.

• FREQUÊNCIA E FALTAS: A frequência mínima para certificação, caso o cursista seja aprovado, é de 75% das aulas presenciais. As faltas não serão abonadas. Poderão ser justificadas mediante a apresentação de documento legal, tais como atestado médico assinado por autoridade registrada no CRM, atestado de óbito ou outros documentos devidamente registrados. Licenças médicas superiores a 04 dias consecutivos de curso serão avaliadas pela equipe do CAS. O não comparecimento ou a não realização de alguma atividade é de responsabilidade do cursista.
  • REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO: Mínimo 75% de frequência nas aulas presenciais; 60 horas de atividades em práticas em Libras; aproveitamento igual ou superior a 70 pontos.
  • O cursista com aproveitamento inferior a 70 pontos só receberá a declaração de participação se tiver no mínimo 75% de frequência.
  • ATIVIDADES DE PRÁTICA E DE REFLEXÃO(Seminário, oficinas e filmes) são obrigatórios, sendo pré-requisito para o recebimento do certificado.

- Orientações a serem observadas durante a realização do curso:

1 -  Evitar conversar oralmente durante as aulas;

2 -  Pessoas que não estão devidamente matriculadas no curso não poderão participar das aulas;

3 -  Não utilizar aparelhos celulares ou similares dentro da sala de aula;

4 -  As atividades realizadas à distância são individuais e de responsabilidade do cursista.