O momento atual exige a integração das redes públicas (estadual e municipal) para juntos trocarem informações e experiências, bem como implementarem ações pedagógicas condizentes com a realidade, respeitando o isolamento social requerido pela pandemia do COVID 19.

Foi com este objetivo que a Superintendência Regional de Ensino realizou uma webconferência com os 11 Secretários Municipais de Educação que integram a regional de Coronel Fabriciano.

A Superintendente Edvania de Lana Morais Andrade abordou com os(as) Secretários(as) Municipais de Educação algumas legislações que vêm direcionando as ações dos sistemas de ensino: Medida Provisório 934/2020 publicada pelo Governo Federal que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo na educação básica e no ensino superior;  a Instrução do CEE nº 01/2020 - NOTA DE ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÕES 01/2020 MG 27/03/2020 p.17 que fixa normas quanto à reorganização dos calendários escolares, devido ao surto do Corona vírus; as deliberações do Comitê COVID 19, em especial a Deliberação nº 26, que instituiu o regime de teletrabalho no âmbito do Sistema Estadual de Educação, enquanto durar o estado de Calamidade Pública em decorrência da pandemia do Corona vírus, em todo o território do Estado.

Durante a webconferência foi aberto espaço para que cada Secretário(a) expusesse como vem organizando o trabalho, suas expectativas e ansiedades.

Segundo a Secretária Municipal de Educação de Marliéria, Orli Castro, “este é um momento importante, pois revela que as angústias e aflições são comuns e que é fundamental a integração da rede pública para a superação das dificuldades”.

A SRE de Coronel Fabriciano, posteriormente, realizará outros momentos de discussão e alinhamento do trabalho no âmbito da regional, reforçando sempre a autonomia administrativa e pedagógica de cada um dos 11 municípios.