Prazo encerra dia 15/12/2023

Por meio do Decreto 48.620, de 26 de maio de 2023, foi instituído pelo Governador do Estado, Romeu Zema, o Censo Cadastral Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Minas Gerais – RPPS-MG, com a finalidade de realizar o levantamento dos dados cadastrais dos segurados e beneficiários do RPPS-MG e subsidiar a criação, atualização e consolidação do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social. Clique na imagem para acessar o site do censo.

O Censo é obrigatório para pensionistas, servidores aposentados e ativos. O processo será realizado por etapas e todos deverão preencher o formulário, que estará disponível na modalidade on-line, via plataforma digital nos sites do Ipsemg, do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária – Coprev, ou, ainda, no caso dos servidores ativos e aposentados, no Portal do Servidor. Clique aqui para acessar o formulário.

Importante destacar que o Ipsemg poderá enviar SMS, whatsapp ou fazer contato por telefone para lembrar os beneficiários da necessidade de realização do censo, porém, NÃO ENVIA LINK.

Não clique em link desconhecido. o acesso ao censo será somente por meio do site do ipsemg e demais sites acima citados.

O servidor ou pensionista que possuir mais de um vínculo com o RPPS-MG deverá realizar o recenseamento para cada um dos vínculos, observando o cronograma estabelecido.

Compete ao representante legal a realização do recenseamento pelo servidor ou pensionista sob sua curatela, tutela ou guarda judicial.

O servidor ou pensionista poderá optar por realizar login das seguintes formas:

• utilizando a senha do Sistema de Segurança Corporativo – SSC (Portal do Servidor, SEI);
  • entrando com o Gov.Br.

Caso não possua acesso por nenhuma das opções acima poderá criar um novo usuário. Para tanto, deverá clicar na opção “Criar Usuário” e preencher o cadastro. O passo-a-passo está disponível no link abaixo.

O censo deve ser respondido preferencialmente pela internet, acessando o link https://censo.ipsemg.mg.gov.br/censo-frontend/ .

Pensionistas: podem responder pela internet, nas unidades regionais do Ipsemg, na UAI Praça Sete ou na Cidade Administrativa (4º andar, Edifício Gerais).

Servidores aposentados e ativos: podem responder pela internet, nas unidades de RH do órgão de lotação, nas unidades regionais do Ipsemg, na UAI Praça Sete ou na Cidade Administrativa (4º andar, Edifício Gerais).

Para atendimento presencial nas unidades regionais, Uai Praça Sete e Sala de Atendimento do Ipsemg na Cidade Administrativa, é necessário realizar agendamento prévio pelo Portal MG.

Para responder o censo, o servidor ou pensionista deverá observar a data estipulada para cada categoria, conforme cronograma definido pelo Ipsemg.