O aplicativo Conexão Escola já pode ser acessado direto no computador a partir desta quarta-feira (10/06). A nova possibilidade pretende facilitar, ainda mais, o acesso à plataforma pelos professores e alunos. Ele funcionará em todos os navegadores. Logo que foi lançada, a ferramenta figurou entre as mais baixadas, ficando entre os 10 aplicativos com mais downloads na Play Store.

A plataforma é uma das ferramentas do Regime de Estudo não Presencial ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) neste momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

Para acessar a versão web do aplicativo, basta entrar o estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e clicar na aba do Conexão Escola e depois em “Acesse o Conexão Escola Web”. Será necessário fazer o login com o mesmo usuário e senha usados na versão instalada no celular. Caso você ainda não tenha acessado a ferramenta, basta usar o número de matrícula e a data de nascimento completa com dia, mês e o ano com quatro algarismo.

Chat no aplicativo

Nessa terça-feira (09/06), outra funcionalidade teve início no aplicativo: a troca de mensagens entre alunos e professores via chat. A oferta do dispositivo na internet busca ampliar, ainda mais, o alcance da plataforma e do uso do chat, chegando a um maior número de alunos e professores.

A chegada do chat ao Conexão Escola vai permitir a organização da interação entre os docentes e os estudantes. A recomendação da SEE/MG é para que a interação ocorra por meio da ferramenta. Dessa forma, será possível programar o horário para que atividades sejam apresentadas e as dúvidas esclarecidas.

Por meio do chat, o professor ainda poderá controlar a disciplina e tudo que é postado na sala virtual, garantindo, assim, a segurança do conteúdo discutido do chat e o foco dos alunos. O passo a passo de como operar todas as funcionalidades está no Guia Prático, desenvolvido pela SEE/MG e publicado no estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

Conexão Escola

No Conexão Escola é possível ter acesso às teleaulas do programa “Se Liga na Educação”, exibido na Rede Minas, aos slides apresentados nessas aulas e aos Planos de Estudos Tutorados (PETs). A conexão do perfil do aluno e do professor com a rede para utilizar o aplicativo é custeada pelo Governo de Minas.

A proposta de ensino remoto desenvolvida pela SEE/MG possibilita que os alunos da rede pública estadual de Minas Gerais sejam menos afetados e sofram o mínimo possível na evolução de seu processo formativo no momento em que as atividades escolares presenciais forem retomadas.

O Regime de Estudo não Presencial busca proporcionar a continuidade da relação com a escola, mesmo que de forma não presencial, de maneira que os estudantes não percam de forma brusca o contato com a atividade escolar evitando, assim, que venham a abandonar completamente os estudos.