Podem se inscrever gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa. Cadastro deve ser feito até 15 de agosto pelo site www.premiogestaoescolar.com.br

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou, no Diário Oficial do último sábado (27/6), o edital SEE nº 04. O objetivo do documento é regulamentar o desenvolvimento da edição especial 2020 do Prêmio Gestão Escolar (PGE) em Minas Gerais. Além da SEE/MG, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG) também é responsável pelo desenvolvimento das ações do Prêmio no estado.

O PGE é promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed); Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI); e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A iniciativa, que recebe inscrições até o dia 15 de agosto, irá reconhecer práticas exitosas realizadas pelas escolas neste momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

Foto: Divulgação Consed
Foto: Divulgação Consed

O Consed e seus parceiros irão premiar as equipes escolares - cada equipe sendo composta por um gestor, um coordenador/especialista em educação básica e quatro professores - que conseguiram transformar o momento de apreensão em soluções criativas e inovadoras de forma colaborativa e conjunta para manter o clima educacional apesar do afastamento social.

Confira aqui o edital publicado pela SEE/MG

Criação dos comitês

O edital publicado pela SEE/MG institui, entre outras coisas, a constituição do Comitê Local e do Comitê Estadual.

O Comitê Local é a primeira instância de avaliação externa da escola e deve ser composto por representantes da Undime/MG e das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Ele deverá auxiliar as escolas no processo de inscrição, analisar as inscrições finalizadas, eleger a escola que apresentou soluções mais eficientes, entre outras atribuições. Já o Comitê Estadual será composto por representantes da SEE/MG, Undime/MG, de universidades, Conselho Estadual de Educação, organizações da sociedade civil e de entidades parceiras.

As escolas indicadas como referência local e referência estadual serão premiadas com certificados emitidos pela SEE/MG. As escolas que se destacarem nas diferentes etapas da iniciativa também receberão premiações concedidas pelo Consed, conforme edital próprio.

A diretora de Desenvolvimento da Gestão Escolar da SEE/MG, Ana Lúcia da Silva, destaca a importância do PGE como instrumento para a apresentação de ações inovadores que estão sendo desenvolvidas pelas escolas de todo o país neste momento de isolamento social. “É fundamental que as escolas participem para que possamos disseminar as boas práticas encontradas pelas unidades escolares, de maneira que possam demonstrar como construíram soluções colaborativas para a continuidade da oferta da aprendizagem”.

A assessora da Undime/MG e coordenadora do PGE, Denize Assunção, também incentiva que as escolas se inscrevam no Prêmio. “Esta é uma iniciativa que vem acontecendo desde 1998 e que tem revelado, ao longo destes anos, muitas experiências de êxito, incentivo e reconhecimento das escolas públicas. Temos a certeza que serão apresentados projetos de excelência e inovadores”, afirma.

Para apresentar o PGE e orientar as SREs e as Coordenadorias da Undime/MG quanto à realização do Prêmio, serão realizadas webconferências. As reuniões virtuais acontecerão por setores. Na quinta-feira (2/7), participam os setores norte, sul, jequitinhonha e leste. Já na sexta-feira (3/7), será a vez dos setores triângulo, centro e centro-sul.

Inscrições

Podem se inscrever gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Para participar, a equipe escolar deve preencher o cadastro da escola no site www.premiogestaoescolar.com.br. As inscrições devem ser feitas até 15 de agosto.

Todo o processo de inscrição deverá ser realizado exclusivamente por meio eletrônico, inclusive na submissão de documentos.

O PGE conta com parceiros e apoiadores: Bett Brasil, Conselho Britânico, ConsisTI, Fundação Itaú Social, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, MEC, UNESCO, UNICEF e Univesp.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano

Rua Guarapari, nº 1163 - Bairro Belvedere

Coronel Fabriciano/MG - CEP: 35170-102

FONE: (31)3841-9450 - FAX: (31)3842-1419