Ao longo da última semana, 220 inspetores escolares participaram de uma formação que teve por objetivo discutir a metodologia do Circuito de Gestão. A ação será implantada, inicialmente, em 1.296 escolas estaduais que ofertam o ensino médio regular e os inspetores serão os responsáveis por acompanhar o desenvolvimento da metodologia nas escolas.

“Nesta formação, eles estão vendo como deve ser feito o acompanhamento na gestão escolar e como ela pode melhorar a partir de técnicas de replanejamento”, destaca a superintendente de Políticas Pedagógicas, Kellen Senra.

Inspetores escolares participaram de oficinas que os ajudarão a implantar a metodologia nas escolas estaduais. Foto: Geanine Nogueira

Entre os dias 06 e 08 de agosto, um outro grupo composto por 220 inspetores também participou da formação. Esses profissionais já estão se organizando para iniciar as visitas às escolas que participarão da iniciativa. “A escola deverá fazer seu diagnóstico e verificar quais ações não estão impactando em bons resultados e quais, de fato, estão dando certo. Os inspetores deverão auxiliar as escolas a organizar sua visão de gestão, o que terá impacto na aprendizagem dos estudantes”, conclui Kellen.

A formação é feita a partir da colaboração técnica do Instituto Unibanco, por meio do Programa Jovem de Futuro que, há mais de uma década de atuação, tem resultados expressivos. A ação faz parte do Programa Gestão pela Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Acompanhamento

Mércia das Graças Silva Isaltino é coordenadora do serviço da inspeção da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana C. Para ela, a formação vai auxiliar os inspetores no apoio ao trabalho desenvolvido pelo gestor escolar. “A proposta é muito interessante porque estamos lidando diretamente com a gestão da escola. Muitas vezes o diretor escolhido pela comunidade escolar pode ser um professor que saiu da sala de aula sem uma formação específica em gestão e vai aprender na prática. A partir dessa formação vamos ter mais informações para repassar para eles”.

Mércia atua na área da inspeção há 15 anos e fala de como a proposta poderá contribuir e ajudar no dia a dia. “Sabemos que os gestores têm muitas demandas. Se eles conseguirem se organizar melhor vão conseguir fazer uma gestão mais eficiente”, conclui.

Para o inspetor da SRE de Varginha, Paulo Leandro de Carvalho, a iniciativa resgata o caráter pedagógico da função do inspetor. “É uma proposta de inovação em relação à gestão educacional e com foco em resultados de aprendizagem. É a oportunidade de termos um novo instrumento que permitirá fortalecer o nosso trabalho em conjunto com os diretores”.

Programa Gestão pela Aprendizagem

Lançado no início de agosto deste ano, o Programa Gestão pela Aprendizagem tem como objetivos o combate à evasão escolar, a redução das desigualdades regionais no ambiente escolar e a elevação dos indicadores de aprendizagem. Essa iniciativa contempla um conjunto de ações que estão sendo adotadas pelo governo do estado para recolocar Minas Gerais em posição de destaque na qualidade do ensino público.