O prazo para que as escolas da rede estadual de ensino respondam aos questionários do Projeto Socioemocional, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), está chegando ao fim. As duas pesquisas em andamento, que apresentam perguntas sobre o Clima Escolar e Habilidades Socioemocionais, são cruciais para o desenvolvimento do programa e devem ser respondidas até o dia 22 de março.
“Neste momento gestores, professores e estudantes estão participando do questionário de escuta do Clima Escolar e do questionário de escuta sobre os aspectos socioemocionais. É muito importante que todos participem, os resultados dessas pesquisas é que nos apontarão para os pontos principais que precisam ser cuidados no nosso estado, portanto fiquem atentos ao período que vai até o dia 22 de março”, reforça a Superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Trindade.
A meta da SEE/MG é ouvir cerca de 400 mil estudantes e aproximadamente 20 mil servidores. O quantitativo tanto de professores, quanto de estudantes, representa 80% do recorte da pesquisa.
Clima Escolar
O primeiro a ser aplicado na rede estadual, o questionário sobre o clima escolar tem o objetivo de levantar dados e evidências sobre o ambiente das escolas possibilitando identificar pontos de maior vulnerabilidade. As respostas dos questionários são individuais e anônimas. Todas as informações coletadas serão tratadas de forma confidencial.