CLIQUE AQUI
MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA CONTRASTE:
CLIQUE AQUI
Serão disponibilizadas 40 mil vagas na 5ª edição do projeto do Governo de Minas que está transformando a vida de milhares de famílias
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) ampliou o período de credenciamento de instituições interessadas em ofertar cursos na 5ª edição do projeto Trilhas de Futuro. Agora, as entidades têm até o dia 15 de julho para se inscrever e encaminhar a documentação necessária.
As instituições devem submeter a solicitação de credenciamento e a proposta de cursos, acompanhadas da documentação exigida no edital, exclusivamente em formato eletrônico pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O formulário está disponível aqui.
RETIFICAÇÃO DE CRONOGRAMA PARA CONFERÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO PARA POSSE E EXERCÍCIO - NOMEADOS NO DIA 19/06/2024
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), publica nos próximos dias o edital para credenciamento das instituições de ensino técnico interessadas em oferecer cursos do programa Trilhas de Futuro.
Este é o primeiro passo para dar início à próxima edição da maior iniciativa de capacitação profissional já criada pelo estado, por meio da oferta de cursos técnicos gratuitos.
“É com grande satisfação que anunciamos o processo para a quinta edição do Trilhas de Futuro, uma iniciativa que coloca Minas Gerais como referência nacional na disponibilidade de cursos profissionalizantes”, afirma o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
A partir da publicação do edital de credenciamento, as instituições de ensino técnico interessadas deverão submeter propostas de cursos e documentação necessária exclusivamente por meio eletrônico, pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
O Trilhas de Futuro já formou e preparou para o mercado de trabalho mais de 50 mil pessoas e atualmente conta com cerca de 100 mil estudantes matriculados em cursos em andamento. A quinta edição do projeto receberá os novos estudantes em 2025.
Embora o projeto seja destinado principalmente a jovens do ensino médio da rede pública, outros candidatos, de todas as idades, podem participar. Estudantes que concluíram o ensino médio e estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) também são elegíveis. Os critérios de seleção serão detalhados em breve, em resolução do processo seletivo.
O treinamento será oferecido, a partir do primeiro semestre de 2025, pela plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores da SEE/MG
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), vai ofertar, a partir do primeiro semestre de 2025, cursos de capacitação em segurança nas escolas, para 146 mil professores e servidores da rede estadual de ensino. A capacitação será disponibilizada pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores da SEE/MG, no formato de Educação à Distância (EAD), alcançando todo estado.
O acordo de cooperação técnica, celebrado entre os órgãos, foi assinado, nesta terça-feira (11/6), durante solenidade realizada na Academia do CBMMG, em Belo Horizonte.
Aconteceu ontem, 28 de maio, a cerimônia de premiação dos medalhistas da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. Foram entregues 192 medalhas da OBMEP estadual e nacional. Além dos medalhistas de OURO, PRATA e BRONZE estadual e os medalhistas de PRATA e BRONZE nacional, marcaram presença também os seis alunos medalhistas de OURO nacional que receberam seus certificados. Esses alunos medalhistas de OURO nacional receberão suas medalhas no dia 10 de junho numa cerimônia que acontecerá no Rio de Janeiro.
O prazo para que estudantes do 6º ao 9º ano da rede estadual de ensino respondam à pesquisa da “Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas” foi prorrogado até a próxima sexta-feira (31/5). Esta mobilização nacional busca promover escutas qualificadas com adolescentes dos anos finais do ensino fundamental, permitindo identificar suas percepções sobre a escola e sugerir melhorias para essa etapa educacional.
A Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas é uma iniciativa do Programa Escola das Adolescências, proposto pelo Governo Federal. Coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a ação busca conhecer as visões e anseios dos estudantes sobre o ambiente escolar e o aprendizado.
Durante a última semana, atividades de escuta foram realizadas nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das redes estaduais, distrital e municipais. Cada turma participou com pelo menos duas horas-aula dedicadas a rodas de conversa e outras dinâmicas interativas. Posteriormente, foi disponibilizado para os estudantes um formulário individual com 14 perguntas sobre dimensões como aprendizado, participação, clima escolar, convivência e inovação.
A Secretaria de Estado de Educação - SEE/MG, por intermédio da Coordenação Geral do PRONATEC/MG, com sede na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, torna público o Processo Seletivo Cursos FIC 1°/2024, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC/MEDIOTEC.
A Secretaria de Estado de Educação reuniu nesta semana, em Belo Horizonte, os superintendentes regionais de ensino, diretores e coordenadores de inspeção, em seminário que discutiu os indicadores educacionais e as metas a serem alcançadas pelas escolas da rede estadual.
O evento foi organizado pela Superintendência de Avaliação Educacional (SAE) e Superintendência de Políticas Pedagógicas (SPD), com apoio do Instituto Unibanco, e contou com as presenças do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e a secretária adjunta, Geniana Guimarães Faria.
“Nós pegamos essa rede de ensino de uma forma que precisamos reestruturar a casa inteira. Há vários pontos positivos a destacar, mas isso também nos impõe uma meta audaciosa e os resultados que apresentamos aqui nos mostram que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário Igor de Alvarenga.
A secretária adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria, participou na manhã de segunda. Para ela, a possibilidade de conversar diretamente com os superintendentes e demais servidores permite trocas de experiências que inspiram os docentes. “É importante entender onde nós estamos hoje, as evoluções que nós tivemos e o que a gente tem de possibilidades de fazermos ainda melhor a partir de indicadores e metas. São informações consistentes que nos ajudam a fazer acontecer ensino e aprendizado cada vez melhores”, afirma.
Entenda o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.
Profissionais interessados em compor o quadro das carreiras do Administrativo e do Magistério da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), que não estão inscritos no Cadastro de Reserva da pasta, terão uma nova oportunidade para ingressarem na rede estadual de ensino.
Será aberto, a partir das 10h, do dia 15 de maio, no site do Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (SIAGEPE), um novo processo de inscrições, atendendo às exigências da Lei Eleitoral.
Este processo se encerrará no dia 21/5, às 17h. Todas as informações sobre as inscrições podem ser encontradas nesse sistema.
Em conformidade às regras da legislação, a pasta publicou, nesta quinta-feira (9/5), as Resoluções SEE Nº 5.007 e Nº 5.008, que dispõem sobre os critérios e procedimentos para essa inscrição extemporânea e classificação no Cadastro de Reserva para convocação/contratação temporária de candidatos.
A Resolução Nº 5.008 está disponível nas páginas 17 a 34 e a de Nº 5.007, a partir da página 34 até a 37, no Diário Oficial de Minas Gerais.
A convocação temporária ao Quadro do Magistério será para as funções de Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE), Especialista em Educação Básica (EEB) e Professor de Educação Básica (PEB). Já as contratações temporárias para o Quadro Administrativo são destinadas às funções de Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB), Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e o Analista de Educação Básica (AEB).
“É uma grande oportunidade aos candidatos que desejam ingressar na Rede Estadual de Ensino e que ainda não fazem parte do Cadastro de Reserva. Destaco a importância dessa inscrição, pois estamos em ano eleitoral e há um calendário diferenciado para este período”,
destaca Gláucia Ribeiro, subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG.
Os nomes dos aprovados já podem ser conferidos na página da Fundação Getúlio Vargas
O resultado final dos aprovados no concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), regido pelo Edital SEPLAG/SEE Nº 03/2023 e executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi publicado nesta terça-feira (30/4). Os nomes dos aprovados já podem ser conferidos na página do concurso, neste link.
A subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Ribeiro, destacou o empenho da pasta para aumentar o quadro de servidores efetivos da pasta.
“Este resultado representa mais um esforço nosso para entrada de servidores no serviço público, pois sabemos que essa entrada deve ocorrer por meio de concurso. Este concurso vem reforçar nosso compromisso com nossos servidores e com a nossa população de aumentarmos o quadro de servidores efetivos da SEE/MG, em praticamente todas as carreiras. Estamos trabalhando para homologar o concurso de 2023, ainda em maio, e já começar as nomeações dos aprovados”, afirmou Gláucia.
A SEE/MG reitera que é de responsabilidade dos candidatos o acompanhamento das publicações sobre o andamento do concurso.
Quadro de servidores efetivos
Comprometida em garantir o pleno quadro de servidores efetivos na rede, a SEE/MG instituiu, no ano passado, a Comissão Permanente de Concursos da Educação, responsável pelo planejamento, organização e acompanhamento dos concursos públicos para os cargos das carreiras da pasta, além de monitorar regularmente os dados da força de trabalho para identificar a necessidade de provimento das vagas.
O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Educação (SEE/MG), Igor de Alvarenga, vistoriaram, nesta sexta-feira (3/5), as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Nívea de Oliveira, na cidade de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha.
As intervenções, que resultam do projeto Mãos Dadas, estão 90% prontas e a previsão é que sejam concluídas em até 60 dias, proporcionando mais conforto para os 205 alunos da escola, que oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.
“Nós estamos dando dignidade para os alunos. Estamos trocando mobiliários que já estavam há muito tempo sem trocar, mobiliário que muitas vezes estragava a roupa do estudante, trocamos os computadores dos alunos e dos professores”, destacou Romeu Zema.
O Governo de Minas investiu R$ 2,8 milhões Escola Municipal Nívea de Oliveira através do Mãos Dadas, recursos que foram investidos na construção de espaço de lazer, auditório e almoxarifado e na reforma da quadra poliesportiva e do bloco escolar.
“Nós acreditamos nas escolas estaduais e municipais, por isso criamos o projeto Mãos Dadas. Com esse projeto, estamos inaugurando creches, reformando escolas e vamos continuar avançando”, relatou o secretário de Estado de Educação (SEE/MG), Igor de Alvarenga, em referência ao programa que prevê a colaboração do Estado com as prefeituras.
A prática é adotada na rede desde 2019, como estratégia de intervenção pedagógica aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental
O reforço escolar tem se mostrado uma ferramenta importante do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), para aprimorar o desempenho dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede estadual de ensino. Desde 2019, essa prática vem sendo adotada como estratégia de intervenção pedagógica, oferecendo aos estudantes do 6° e 7° ano a oportunidade de revisar conteúdos, tirar dúvidas e aprofundar o aprendizado.
Em 2024, estão sendo ofertadas mais de 40 mil vagas em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino em todo o estado. O objetivo principal da iniciativa é melhorar o desempenho dos alunos, proporcionando-lhes maior confiança e preparo para os estudos.
“O reforço foi criado para atender os estudantes da rede que vêm apresentando desempenho abaixo do esperado. A iniciativa visa melhorar a performance dos jovens nas disciplinas de matemática e língua portuguesa”, explica a Superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lima.
Participação dos estudantes
A Secretaria de Estado de Educação faz o primeiro levantamento dos participantes das aulas de reforço, que são então encaminhados para as escolas. As instituições de ensino têm autonomia para completar as turmas inserindo outros estudantes que considerem ter essa necessidade.
Neste domingo (28/4), é celebrado o Dia da Educação. Nesta data, o Governo de Minas destaca não apenas o compromisso, mas também os resultados alcançados na rede estadual de ensino por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Entre os anos de 2019 a 2023, um investimento significativo de cerca de R$ 83,7 bilhões foi destinado ao sistema educacional do estado.
Esse investimento substancial trouxe melhorias que não passaram despercebidas pela população mineira, já que houve impacto positivo na comunidade escolar e no futuro das crianças e jovens.
Em Minas, a Educação foi a área mais bem avaliada do governo, com 51% de aprovação dos mineiros, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest realizada entre os dias 4 e 7/4.
Os recursos foram aplicados em diversas frentes, como infraestrutura escolar, capacitação de servidores, aquisição de materiais com tecnologia educacional, programas de inclusão e melhoria da qualidade do ensino.
Esses investimentos buscam garantir um ambiente de aprendizado adequado e promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
“É um dia importante para reconhecermos a importância da educação na formação de jovens conscientes, capazes de transformar as próprias vidas e a sociedade em que vivemos. Reafirmamos hoje nosso compromisso com a qualidade do ensino, a valorização dos profissionais da educação e o acesso igualitário à educação para todos os nossos estudantes”, destaca o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga.
A seguir, saiba mais sobre as principais ações do governo na Educação do estado.
Pensar em novas ferramentas tecnológicas para tornar o serviço público cada vez mais eficaz na ponta, na entrega de resultados ao usuário, contribui para otimizar tempo e aprimorar a utilização do dinheiro público.
Com este objetivo, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) vai lançar no dia 1º de maio, a ferramenta online “Controle de Estoque e Refeições – Alimentação Escolar”. É mais uma estratégia desenvolvida para auxiliar as escolas da rede estadual mineira no controle de gastos, de aquisição de alimentos necessários para execução dos pratos previstos no Cardápio da Alimentação Escolar, seguido pela rede. O sistema foi projetado visando a praticidade e facilidade de uso para os gestores escolares.
A ferramenta é uma solução inovadora, criada para auxiliar as escolas no preenchimento dos arquivos de estoque, porque além de automatizar o processo e simplificar as tarefas administrativas, também reduzirá o tempo necessário para manter registros precisos e atualizados.
O sistema será disponibilizado para as 47 Superintendências Regionais de Ensino(SREs), para que elas repassem às mais de 3.400 unidades escolares, presentes em 852 municípios mineiros.
De acordo com a diretora de Suprimento Escolar da SEE/MG, Valéria Batista, o controle de estoque é uma prática comum na gestão de alimentos em instituições públicas, como escolas, para garantir a disponibilidade dos alimentos necessários para as refeições escolares. Além disso, a SEE segue a Lei Nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que estabelece diretrizes para a execução do programa, incluindo a necessidade de aquisição de alimentos de agricultores familiares e de pequenos produtores locais, além de garantir a qualidade nutricional das refeições servidas.