Com o intuito de promover uma educação cada vez mais inclusiva, agregar e aproximar toda a comunidade escolar, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) oferece estratégias pedagógicas adaptadas e direcionadas ao atendimento de estudantes com síndrome de Down. Além da oferta dos Atendimentos Educacionais Especializados (AEEs), os estudantes têm acesso a atividades adaptadas de acordo com os conteúdos, que estimulam a parte cognitiva, atenção, percepção, memória, coordenação motora e aspectos comportamentais.
De acordo com a coordenadora de Educação Especial e Inclusiva da SEE/MG, Suéllen Cristina Coelho, a interação e a socialização dos estudantes com seus colegas, professores e demais pessoas do ambiente escolar é também essencial.
“O processo de aprendizagem acontece, também, por meio das relações que existem entre os sujeitos e o ambiente que os cercam. Dessa forma, a escola se constitui em um local social por excelência. Possibilitar um ambiente escolar no qual haja relações sociais entre os estudantes da educação especial e os outros atores — professores, colegas e demais profissionais da escola — favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de todos”, explica a coordenadora.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou, nesta sexta-feira (10/3), o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) criado para preencher as possíveis lacunas decorrentes de dois anos em regime de aulas remotas e híbridas devido à pandemia da Covid-19. A Resolução que estabelece esta ação foi publicada nesta quarta-feira (08/3) no Diário Oficial.
Para formar a estrutura operacional deste plano dentro das 3.421 escolas da rede pública estadual haverá um processo seletivo simplificado a professores e especialistas efetivos da rede que atuarão nas áreas do conhecimento de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Esses profissionais serão responsáveis por desenvolver ações e intervenções nas escolas, de acordo com a realidade de cada uma. Eles vão elaborar estratégias e atividades para a recomposição das aprendizagens considerando as habilidades não consolidadas pelos estudantes. As escolas identificarão as habilidades que precisam retomar e ensinar, por meio dos resultados das avaliações formativas e do Simave. Toda a Educação Básica será contemplada.
O resultado preliminar das entrevistas da segunda etapa do Processo Seletivo Simplificado (PSS), para contratação dos 53 Analistas Educacionais/Nutricionistas, que irão atuar na rede estadual de ensino e no Órgão Central, foi publicado nesta segunda-feira(20/3), pela Secretaria de Estado de Educação(SEE/MG).
A listagem completa com o resultado pode ser conferida pelos candidatos, neste link, e dos candidatos PCDs, neste link. O resultado final tem previsão para ser divulgado no dia 30/3.
A SEE/MG ressalta que os candidatos devem ficar atentos ao prazo para apresentarem recurso contra o resultado preliminar das entrevistas. De acordo com o edital, o prazo para recurso é de dois dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil, subsequente à data de divulgação do resultado de classificação da primeira e segunda etapas, no site da SEE/MG. Sendo assim, o pedido se inicia nesta terça-feira (21/3) e se encerra na quarta-feira, 22 de março. O formulário poderá ser enviado para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Documento publicado nesta segunda-feira (20/3) orienta gestores municipais a requerer o sediamento da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), nas modalidades coletivas, individuais e paralímpicas. Os municípios mineiros interessados podem se inscrever, preencher os requisitos e enviar propostas até 18/4.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes, divulgou os Projetos de Sediamento no site institucional da competição. O documento estabelece as exigências mínimas de pessoal e de infraestrutura de locais de competição, como alojamento, hotel e restaurante, por exemplo, necessárias para receber estudantes-atletas de 12 a 17 anos de escolas públicas e particulares do estado. Em 2022, 649 municípios participaram das competições.
Construir políticas públicas afirmativas sobre a temática étnico racial e desenvolver uma consciência racial desde a primeira infância. É com esse objetivo que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realiza uma série de ações pedagógicas estratégicas e necessárias para desenvolver uma educação infantil pela equidade racial. Mesmo sendo a maioria, o país ainda vivencia enraizadas camadas de racismo estrutural e há pesquisas que apontam os possíveis efeitos do segregacionismo no desenvolvimento infantil. Os dados são comprovados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, que aponta que a população negra corresponde a 55,8% dos brasileiros. Só na rede pública estadual de ensino mineira, quase 62% dos estudantes matriculados se autodeclararam como negro, pardo e/ou pertence a alguma etnias indígenas.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas para a realização do Processo Seletivo Simplificado, denominado PSS, destinado a selecionar profissionais para atender a necessidade de contratação temporária de excepcional interesse público no âmbito desta Secretaria, conforme disposto na Lei nº 23.750, de 23 de dezembro de 2020, para a contratação e para a formação de cadastro reserva, para o cargo de Analista Educacional – ANE, na função de Nutricionista, conforme descrito neste edital.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais anunciou, nesta quinta-feira (12/1), a prorrogação do período de matrículas dos estudantes que se cadastraram para uma vaga na rede pública de ensino em 2023. O prazo se encerraria nesta sexta-feira (13/1), mas agora passou para a próxima quarta-feira (18/1).
Com isso, os pais e/ou responsáveis ou jovens maiores de 18 anos ganharam mais alguns dias para comparecer à escola para a qual o estudante foi encaminhado e efetivar a matrícula. As alterações no cronograma constam na Resolução SEE nº 4.814/2023, a ser publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (13/1).
Os inscritos no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) podem consultar a escola para qual o estudante foi encaminhado acessando o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
O encaminhamento dos alunos inscritos no SUCEM foi realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: I - aluno com deficiência; II - zoneamento; III - zona; IV - aluno com irmãos que frequentam a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V - aluno já integrante da rede pública de ensino e VI - aluno com menor idade.
Documentação
Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação:
- Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
- CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultava se menor de idade;
- Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
Endereço: Rua Guarapari, 1163, Bairro Belvedere, Coronel Fabriciano – Na Rua da E.E. Padre José Maria de Man – Antigo Polivalente)
Na data agendada para comparecer na SRE , é preciso apresentar todos os documentos (pessoais e de habilitação – original e cópia) informados no item 15 do Edital 07/2017. Por favor, atenha-se a todas as informações. Esses documentos não precisam ser autenticados!
Encaminhamos as declarações constantes no Edital que deverão ser preenchidas e assinadas e apresentadas no dia da conferência da documentação.
Cada candidato deverá comparecer na SRE no horário agendado, sem acompanhante para o atendimento nas dependências da SRE.
O atendimento será a 1 (um) candidato por vez, conforme cronograma.
Informamos que independente do resultado da perícia médica, o(a) candidato(a) deverá comparecer na SRE no dia agendado conforme o cronograma ,para garantia da escolha da vaga.
ATENÇÃO ao artigo 217 da Lei 869/52 em especial aos incisos VI e VII.
Tema: Arte e Transformação Professora: Luciana Alves Diretora: Luciene Souza Castro Escola: EE Nilza Luzia de Souza Butta Município: Ipatinga
Em tempos tão mudados, a Arte Colaborativa é uma interação e um transbordamento de experiências e sentimentos dos alunos.
Para a fomentação deste projeto, embasamos em um grande número de estudos voltados para o trabalho colaborativo na escola. Porquanto as atividades realizadas em grupo, de forma conjunta, oferecem enormes vantagens, que não estão disponíveis em ambientes de aprendizagem individualizada.
O objetivo alcançado apontou para além do esperado em se tratando de um ensino libertador e baseado na formação crítica do aluno, visto que houvera: socialização, controle dos impulsos agressivos, adaptação às normas estabelecidas e superação do egocentrismo. Além disso, ocorrera a aquisição de aptidões e habilidades e o aumento do nível de aspiração escolar.
Expusemos, por fim, trabalhos com saltitantes sentimentos de alegrias por terem realizado juntos com atitude de quem deseja fazer o melhor...e o melhor foi feito!
"O presente é tão grande, não nos afastemos Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas."
Ao longo do ano, diversas escolas desenvolveram ações específicas de preparação para os as provas, que acontecem nos dias 13 e 20 de novembro. Estudantes ainda contam com programação especial do Se Liga na Educação para ajudar na preparação para o Exame.
Coração apertado, ansiedade e muita euforia, contando as horas no relógio para o dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. Esse é o sentimento de grande parte dos candidatos, dentre eles alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual, que estão se preparando para o Exame que decide o futuro dos estudantes.
Para que os dias de provas sejam encarados com mais tranquilidade, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) desenvolve uma importante ação de apoio pedagógico para auxiliar na preparação dos alunos, por meio do programa Se Liga na Educação. Toda sexta-feira, aulas temáticas de conteúdos do Enem são exibidas pelo programa, que vai ao ar pela Rede Minas, das 7h às 12h30. Além disso, no site do Se Liga, são disponibilizados materiais para alunos e professores, como os cadernos Mapa e o jornal Lupa.
Uma das aulas temáticas produzidas pelo Se Liga foi a do professor Ricardo Falcão, da disciplina de Sociologia. A aula “Enem e Música” traz dicas de algumas letras que podem ajudar o aluno a adquirir mais conteúdo, a refletir sobre as letras das músicas e a desenvolver habilidade para a escrita de uma redação excelente, coesa e coerente. A aula está disponível no youtube.
Primeiras turmas do programa do Governo de Minas que capacita jovens e adultos em diversos cursos técnicos gratuitos começam a concluir as formações em todo o estado
Primeira turma do curso técnico em Marketing do Senac Contagem pelo Trilhas de Futuro concluiu a sua formação profissional. Foto: Divulgação Senac
Jovens mineiros que participaram da 1ª edição do Programa Trilhas de Futuro, iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), começaram a se formar a partir do mês de outubro em vários cursos técnicos profissionalizantes e chegarão preparados para o mercado de trabalho. São 1183 alunos de 54 turmas dos cursos técnicos nas áreas de marketing, qualidade, finanças, designer de interiores, técnico em eventos e em produção de moda que irão concluir os estudos em 20 instituições de ensino credenciadas pelo Estado. Essas são as primeiras turmas que estão concluindo as formações, dentre as que ingressaram no programa em outubro de 2021, quando o Estado lançou 75 mil vagas para cursos profissionais gratuitos e com ajuda de custo.
Escolas da rede estadual de ensino que participam desta edição podem interpor recursos sobre os resultados no Portal do SIMAVE até o dia 9/11
A Secretaria de Estado de Educação(SEE/MG) divulgou, no dia 29 de outubro, os dados preliminares da terceira edição do Prêmio Escola Transformação de 2022. As escolas estaduais podem consultar o resultado no site do Se Liga na Educação, no endereço:
O candidato pode se inscrever de 21 a 30 de outubro pelo sistema online que já está disponível no portal da Educação
Começa nesta sexta-feira (21/10) o período das inscrições para os candidatos à convocação temporária ao Quadro do Magistério e contratação temporária para o Quadro Administrativo da rede estadual de ensino. O interessado tem até às 23h59min de 30 de outubro para acessar o site https://inscricao.educacao.mg.gov.br e fazer sua inscrição.