A Educação Quilombola desempenha um papel fundamental na preservação da cultura, no fortalecimento das comunidades e na promoção da igualdade social. Nesse contexto, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) criou o curso de capacitação “Conhecendo os Quilombos: personalidades, cultura e crenças”, com o objetivo de desenvolver propostas que contemplem a realidade da Modalidade de Educação Escolar Quilombola em Minas Gerais. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril, através deste link.
O curso gratuito, elaborado pela Coordenação de Educação Escolar Indígena, do Campo e Quilombola (CECIQ) e viabilizado pela plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG, foi desenvolvido a partir de uma demanda das escolas estaduais quilombolas, apresentada na Comissão Permanente de Educação Escolar Quilombola (CPEQ), contando com a colaboração de lideranças, professores e equipe técnica da modalidade na SEE/MG para sua construção.
O curso integra uma série de capacitações realizadas desde o início de 2023, sendo o terceiro da trilha formativa voltada para a Educação Escolar Quilombola. O tema visa introduzir aspectos relacionados aos modos de articulação social e à organização da memória coletiva, através das tradições culturais, crenças, saberes, práticas e personalidades quilombolas associadas a elas.
Pós-graduação será realizada presencialmente em Belo Horizonte; as inscrições vão até o dia 20/5.
Educadores da rede estadual de ensino de Minas Gerais têm a oportunidade de cursar gratuitamente uma Pós-Graduação Lato Sensu em História e Práticas Docentes no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). O curso tem duração de 24 meses, incluindo o período de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, e as inscrições podem ser feitas através deste link até o dia 20 de maio.
Com uma carga horária de 360 horas e aulas duas vezes por semana, presencialmente no Campus Nova Suíça, em Belo Horizonte, o curso foi desenvolvido como formação continuada, destinada principalmente a docentes atuantes nas disciplinas e áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Os objetivos da pós-graduação incluem garantir qualificação didático-pedagógica nas práticas de pesquisa e extensão aplicadas à sala de aula e a outros espaços profissionais do graduado em história, além de proporcionar formação para o tratamento de fontes históricas, tanto para a divulgação científica quanto para o processo de ensino-aprendizagem em História, e promover atualização historiográfica e teórica dos debates próprios da área do conhecimento histórico.
Os trabalhos de conclusão de curso serão orientados e poderão ser apresentados em diferentes formatos, relacionados às diversas práticas docentes, como monografia, artigo científico, sequência didática, material didático ou projeto de ensino.
Reconhecer o trabalho realizado por educadores é uma das formas de destacar a sua importância para a sociedade. Um dos marcos de 2023 na atuação da Fundação Aperam Acesita em educação foi a celebração dos 40 anos da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, ligada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
O evento realizado no Teatro da Fundação Aperam Acesita reuniu autoridades locais e muitas gerações de servidores da SRE para homenagens. Implantada em 1982, como a 30ª Delegacia Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, a Superintendência é responsável por coordenar e monitorar as atividades de articulação com onze municípios mineiros para o desenvolvimento da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual de ensino.
"São muitos anos de parceria entre a rede estadual estadual de ensino e a Fundação Aperam. Já trouxemos grandes nomes para realizarem formação com os educadores, como: Amir Piedade, Elvira de Souza Lima, Brartolomeu Campos de Queirós, entre outros, que muito tem contribuído para a formação continuada dos educadores. Também desenvolvemos projetos nas escolas com os alunos. Essa parceria com a Fundação Aperam é importante e fortalece os trabalhos dos professores e gestores da rede estadual".
Seguindo a meta de estar mais próxima da rede de ensino estadual, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou a primeira roda de conversa entre o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, e estudantes matriculados na rede pública, na segunda-feira (1).
Foi o primeiro encontro da iniciativa inovadora que vai acontecer em várias regiões do estado, buscando ouvir as principais demandas e sugestões dos estudantes para aprimorar a qualidade do sistema de ensino mineiro. O local escolhido para a roda de conversa foi a Escola Estadual Professor Guedes Fernandes, em Carmo de Minas, no Sul do estado.
Estiveram presentes cerca de 40 estudantes das 32 turmas de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI), distribuídos nas 21 cidades que compõem a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Itajubá. A novidade marca uma nova etapa da SEE/MG, que completou no ano passado visita às 47 SRE’s do estado, conversando com todos os diretores da rede.
“Conversei com todos os superintendentes e todos os diretores de escolas de Minas Gerais. Agora queremos conversar com os estudantes porque são eles que estão se alimentando nas escolas e que estão dentro das salas de aula e, portanto, que sabem das dificuldades e daquilo que melhorou nos últimos anos”, disse o secretário de Educação, Igor de Alvarenga.
Durante as duas horas de conversa, os estudantes puderam dirigir seus pedidos e elogios diretamente ao secretário da pasta. Alimentação escolar, transporte, infraestrutura das escolas e disciplinas que integram a grade curricular estiveram entre os temas levantados.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) iniciou, na manhã desta quinta-feira (4/4), as inscrições para o processo de Movimentação de Pessoal do segundo semestre de 2024, para os servidores efetivos do Quadro do Magistério da rede estadual de ensino. A oportunidade é aberta a todos os servidores que tenham interesse em realizar pedidos de movimentação, incluindo as modalidades de remoção regional, estadual e por permuta.
Podem participar do processo os servidores das seguintes carreiras: Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE), Especialista em Educação Básica (EEB) e Professor de Educação Básica (PEB).
Remoção Estadual e Regional
A remoção em nível regional ocorre entre municípios que fazem parte das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Os servidores devem indicar até três municípios dentro da jurisdição da SRE de lotação para concorrer aos cargos vagos correspondentes ao cargo/componente curricular que ocupam.
Já na remoção em nível estadual, o servidor concorre a vagas em SREs diferentes da sua de atuação. Para isso, também deve indicar até três municípios, de qualquer uma das 47 SREs, para concorrer aos cargos vagos correspondentes ao cargo/componente curricular que ocupam.
Remoção por Permuta
O Banco de Permuta para a remoção possibilita que os servidores com interesses em comum visualizem-se por meio do Sistema de Movimentação e manifestem interesse na vaga que desejarem. O processo acontece em duas etapas distintas e é possível acompanhar o status da solicitação, permitindo verificar se a opção foi aceita ou recusada.
O município de Timóteo sediará a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG)/2024, que ocorrerá de 01 a 06 de abril. O evento integrará a programação das festividades de 60 anos da cidade. Nesta segunda, dia 1º de abril, foi dada a largada da fase microrregional da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano com a cerimônia de abertura realizada no Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins, em Timóteo. Participaram da cerimônia o vice- prefeito de Timóteo e também Secretário Municipal de Educação de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro, professor Vespa, a Secretária Municipal Educação de Jaguaraçu, Eliane Soares, o vereador de Timóteo, Raimundinho e a Subsecratária, Simone Bicalho.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu, entre os dias 18 e 22 de março, a Semana do Protagonismo 2024, em escolas da rede estadual que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Esta iniciativa tem o objetivo de dar início ao trabalho com os Clubes de Protagonismo, desenvolvidos pelos estudantes mineiros, com o propósito de fortalecer a autonomia, responsabilidade e solidariedade dos jovens, além de estimular o interesse por novos conhecimentos.
Durante a semana, os estudantes foram incentivados a compreender o que são os Clubes de Protagonismo e a participar ativamente na sua criação. Com o apoio dos professores, coordenadores e diretores escolares, foram realizadas atividades para reflexão e criação desses clubes.
A coordenadora do EMTI da SEE/MG, Cláudia Lobo, destaca a importância da semana para evidenciar aos jovens o valor dos Clubes de Protagonismo. “A Semana do Protagonismo é um marco crucial no desenvolvimento do princípio educativo do protagonismo. As escolas de educação em tempo integral iniciam as ações orientadas, o que representa um importante passo para o desenvolvimento e a ampliação dos espaços de vivência em protagonismo escolar”.
Após o término da semana, inicia-se o momento de colocar em prática as atividades propostas. “A partir de agora, os clubes irão se organizar e iniciar suas atividades diárias, contribuindo assim para o exercício do protagonismo juvenil, fundamental para nossos estudantes”, completa a coordenadora.
Protagonismo
Os Clubes de Protagonismo são espaços destinados a permitir que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais para sua formação e atuação na vida pessoal, social e produtiva. Eles promovem a liderança, a escuta ativa, o trabalho coletivo e a gestão do tempo e do espaço, de maneira lúdica e com o apoio de seus pares.
O acesso à documentação básica é um direito fundamental e essencial para garantir a cidadania na vida de qualquer pessoa. Para assegurar que todos os estudantes da rede estadual de ensino tenham acesso a diversos direitos da vida civil e de políticas públicas educacionais, a partir desta segunda-feira (18/3), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) inicia a campanha “Jovem+Cidadão, seu CPF na mão”. O objetivo é que todos os estudantes, principalmente aqueles que estão cursando o ensino médio, que ainda não possuem o Cadastro de Pessoa Física (CPF), efetuem o seu registro ou regularizem a situação do documento.
Cerca de 100 mil estudantes da rede estadual de ensino ainda não possuem um número de CPF cadastrado no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). A emissão do documento é essencial para que a SEE/MG possa mapear seus estudantes, acompanhá-los em exames e garantir a presença deles em outros serviços públicos.
O CPF é um número único e obrigatório para todos no Brasil, inclusive estrangeiros que moram aqui. Ele serve para identificar cada pessoa perante o governo, sendo fundamental para diversos atos da vida civil, como votar em eleições, abrir contas bancárias, conseguir um emprego, solicitar benefícios sociais, se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dentre outras necessidades da vida cotidiana.
Com a sanção da Lei 14.534/23, desde fevereiro de 2024, o CPF se tornou o único número de identificação que aparecerá em documentos no Brasil. Agora o CPF será o único número de identificação aceito nas relações entre o indivíduo e o poder público, desta forma, sendo dispensado, por exemplo, o número do Registro Geral (RG).
Com a proximidade das etapas finais, a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Ribeiro, enfatizou a importância dos candidatos acompanharem os prazos do cronograma do Concurso Público. “É crucial que os candidatos estejam atentos a todas as informações divulgadas na página da Secretaria de Educação e no site da Fundação Getúlio Vargas, para não perderem nenhum prazo ou novidade”, ressaltou.
O concurso visa preencher cerca de 20 mil vagas para os cargos de Professor da Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Analista Educacional – Inspetor Escolar (ANE – IE), Técnico da Educação (TDE), Assistente Técnico de Educação Básica (ATB), Analista Educacional (ANE) e Analista da Educação Básica (AEB).
Concurso
Realizado nos dias 22 e 29 de outubro de 2023, o certame ofereceu oportunidades para diversas carreiras do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O certame contou com 465 locais de provas, distribuídos em 45 municípios mineiros, incluindo as cidades-sede de cada Superintendência Regional de Ensino (SRE) e Belo Horizonte (SREs Metropolitanas A, B e C).
Beneficiários do Ipsemg podem realizar consultas nas especialidades de Clínica Geral e Hematologia.
A Unidade Regional do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) em Coronel Fabriciano, situado na região do Vale do Rio Doce, retomou os atendimentos para duas especialidades, no início de março (8/3). Os atendimentos para a Clínica Geral serão realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 7h30 às 13h30. Para a especialidade de Hematologia, as consultas serão às sextas-feiras, das 7h30 às 13h30.
“O retorno desses serviços têm muito a contribuir para a unidade, haja vista que as demandas para essas especialidades, aqui na região, são muitas”, ressaltou a coordenadora Alexandra Carvalho.
A beneficiária Renata Regiane da Silva já utilizou o serviço e destacou sua satisfação em relação ao atendimento. “Eu fiquei imensamente feliz com o retorno dos atendimentos aqui na agência. Assim, não precisei pagar particular e nem deslocar para outro município para buscar atendimento médico. Gostaria de agradecer equipe, todos foram muito receptivos”, disse.
Marcação de consultas
Para ambas as especialidades é necessário o agendamento prévio, o qual, pode ser realizado pelo site do Ipsemg ou pela Central LigMinas 155 – para ligações realizadas de telefone fixo ou (31) 3061-6601 para ligações realizadas pelo celular. É possível também marcar o atendimento pelo aplicativo Ipsemg ou na própria unidade regional.
A Agência Regional de Coronel Fabriciano está localizada na rua São Sebastião, nº 537, bairro Santa Helena. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h e o telefone para contato é o (31) 3842-1295.
A SUPERINTENDENTE REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, tendo em vista a Resolução SEE nº 4.825, de 7 de março de 2023, que dispõe sobre o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), torna público o RESULTADO FINAL da 1ª Rodada do Processo de Seleção Interna (PSI) aberto por meio do EDITAL SEE No 1/2023, DE 30 DE MARÇO DE 2023 e EDITAL SRE No 2/2023, DE 07 DE AGOSTO DE 2023 - Prorrogado até 31/12/2024 .
A SUPERINTENDENTE REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, tendo em vista a Resolução SEE nº 4.825, de 7 de março de 2023, que dispõe sobre o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), torna público o RESULTADO PRELIMINAR da 1ª Rodada do Processo de Seleção Interna (PSI) aberto por meio do EDITAL SEE No 1/2023, DE 30 DE MARÇO DE 2023 e EDITAL SRE No 2/2023, DE 07 DE AGOSTO DE 2023 - Prorrogado até 31/12/2024 .
O prazo para que as escolas da rede estadual de ensino respondam aos questionários do Projeto Socioemocional, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), está chegando ao fim. As duas pesquisas em andamento, que apresentam perguntas sobre o Clima Escolar e Habilidades Socioemocionais, são cruciais para o desenvolvimento do programa e devem ser respondidas até o dia 22 de março.
“Neste momento gestores, professores e estudantes estão participando do questionário de escuta do Clima Escolar e do questionário de escuta sobre os aspectos socioemocionais. É muito importante que todos participem, os resultados dessas pesquisas é que nos apontarão para os pontos principais que precisam ser cuidados no nosso estado, portanto fiquem atentos ao período que vai até o dia 22 de março”, reforça a Superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Trindade.
A meta da SEE/MG é ouvir cerca de 400 mil estudantes e aproximadamente 20 mil servidores. O quantitativo tanto de professores, quanto de estudantes, representa 80% do recorte da pesquisa.
Clima Escolar
O primeiro a ser aplicado na rede estadual, o questionário sobre o clima escolar tem o objetivo de levantar dados e evidências sobre o ambiente das escolas possibilitando identificar pontos de maior vulnerabilidade. As respostas dos questionários são individuais e anônimas. Todas as informações coletadas serão tratadas de forma confidencial.
Profissionais puderam mostrar as experiências de sucesso que contribuem para reduzir a evasão escolar e tornar a escola mais democrática e acolhedora
Os psicólogos e assistentes sociais que atuam em conjunto nas escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais compartilharam, entre os dias 4 e 8 de março, experiências bem-sucedidas no desenvolvimento de atividades do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Durante os encontros, eles puderam refletir sobre os pontos importantes e os desafios nesse processo, assim como os impactos positivos que vêm alcançando no processo de ensino-aprendizagem.
O encontro, realizado de forma virtual, reuniu cerca de 250 profissionais de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Na ocasião, foram apresentadas diversas ações desenvolvidas durante o ano de 2023, como acolhimento aos estudantes e familiares, rodas de conversa, busca ativa de alunos, workshops, palestras, entre outros.
Organizado em 10 encontros separados por grupos de Superintendências, além de compartilharem práticas bem-sucedidas, os participantes puderam conhecer as equipes que compõem o NAE em todo o estado. Nos encontros foi possível avaliar a compreensão dos profissionais quanto à função que desempenham dentro das equipes, recolher informações sobre as dificuldades e limitações de cada SRE/NAE para a inserção das atividades na comunidade escolar e levantar as necessidades mais recorrentes apontadas pelas equipes.
Como já é de conhecimento das Unidades de Recursos Humanos, atualmente está disponível aos servidores inativos e pensionistas especiais, em que o pagamento do benefício é efetuado pela SEPLAG, a modalidade de recadastramento (prova de vida) digital, realizada por reconhecimento de biometria facial, através do aplicativo gov.br.
além dessa modalidade, continuam disponíveis os demais canais de atendimento ao beneficiário, sendo o Banco Itaú (no mês de aniversário), Unidade de Atendimento Integrado - UAI, Unidade de Recursos Humanos do órgão a que o beneficiário pertence, e UARH – RH Responde que atende os pensionistas especiais, assim como os assistidos e pensionistas de que trata a Lei nº 24.402, de 29 /07/2023 (ex – Libertas).
Requisitos
Para realizar o recadastramento digital o beneficiário deverá possuir conta cadastrada no aplicativo gov.br, desde que seja com o selo prata ou ouro, conforme segue abaixo:
Conta nível prata ou ouro: O beneficiário cadastrado como bronze pode subir o nível da própria conta clicando em "Aumentar nível", logo na tela de início do aplicativo, e acompanhar as orientações;
CNH ou biometria cadastrada no TSE: É necessário que o beneficiário possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A fotografia que é tirada para o reconhecimento facial é validada nas bases da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e da Justiça Eleitoral.
Lembrando que, essa modalidade não abrange os beneficiários curatelados, tutelados e os pensionistas especiais que precisam comprovar estado civil atual.
Com o intuito de facilitar a compreensão do funcionamento dessa modalidade, seguem anexas, mais informações.
Em caso de dúvidas, beneficiário/curador/tutor poderão enviar questionamento para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.