A Secretaria de Estado de Educação – SEE/MG, de acordo com as regras estabelecidas no Edital SEE Nº 02/2022, CONVOCA os candidatos, abaixo relacionados, para comparecer no local indicado no prazo de 07 (sete) dias úteis, contados do 1º dia útil subsequente à publicação deste ato no sítio www.educacao.mg.gov.br, para iniciar os trâmites administrativos relativos à assinatura do Contrato Administrativo, sob pena de perda do direito à assinatura do instrumento. Antes do comparecimento ao endereço indicado, o candidato deverá seguir as informações, listadas abaixo, necessárias à assinatura do instrumento.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ASSINATURA DE CONTRATO: 15.6 - Deverá o candidato selecionado, para fins de assinatura e celebração do contrato administrativo, apresentar, obrigatoriamente, por meio de cópia reprográfica simples, acompanhada dos originais ou cópias autenticadas em cartório, os seguintes documentos:
Com o intuito de promover uma educação cada vez mais inclusiva, agregar e aproximar toda a comunidade escolar, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) oferece estratégias pedagógicas adaptadas e direcionadas ao atendimento de estudantes com síndrome de Down. Além da oferta dos Atendimentos Educacionais Especializados (AEEs), os estudantes têm acesso a atividades adaptadas de acordo com os conteúdos, que estimulam a parte cognitiva, atenção, percepção, memória, coordenação motora e aspectos comportamentais.
De acordo com a coordenadora de Educação Especial e Inclusiva da SEE/MG, Suéllen Cristina Coelho, a interação e a socialização dos estudantes com seus colegas, professores e demais pessoas do ambiente escolar é também essencial.
“O processo de aprendizagem acontece, também, por meio das relações que existem entre os sujeitos e o ambiente que os cercam. Dessa forma, a escola se constitui em um local social por excelência. Possibilitar um ambiente escolar no qual haja relações sociais entre os estudantes da educação especial e os outros atores — professores, colegas e demais profissionais da escola — favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de todos”, explica a coordenadora.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou, nesta sexta-feira (10/3), o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) criado para preencher as possíveis lacunas decorrentes de dois anos em regime de aulas remotas e híbridas devido à pandemia da Covid-19. A Resolução que estabelece esta ação foi publicada nesta quarta-feira (08/3) no Diário Oficial.
Para formar a estrutura operacional deste plano dentro das 3.421 escolas da rede pública estadual haverá um processo seletivo simplificado a professores e especialistas efetivos da rede que atuarão nas áreas do conhecimento de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Esses profissionais serão responsáveis por desenvolver ações e intervenções nas escolas, de acordo com a realidade de cada uma. Eles vão elaborar estratégias e atividades para a recomposição das aprendizagens considerando as habilidades não consolidadas pelos estudantes. As escolas identificarão as habilidades que precisam retomar e ensinar, por meio dos resultados das avaliações formativas e do Simave. Toda a Educação Básica será contemplada.
O resultado preliminar das entrevistas da segunda etapa do Processo Seletivo Simplificado (PSS), para contratação dos 53 Analistas Educacionais/Nutricionistas, que irão atuar na rede estadual de ensino e no Órgão Central, foi publicado nesta segunda-feira(20/3), pela Secretaria de Estado de Educação(SEE/MG).
A listagem completa com o resultado pode ser conferida pelos candidatos, neste link, e dos candidatos PCDs, neste link. O resultado final tem previsão para ser divulgado no dia 30/3.
A SEE/MG ressalta que os candidatos devem ficar atentos ao prazo para apresentarem recurso contra o resultado preliminar das entrevistas. De acordo com o edital, o prazo para recurso é de dois dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil, subsequente à data de divulgação do resultado de classificação da primeira e segunda etapas, no site da SEE/MG. Sendo assim, o pedido se inicia nesta terça-feira (21/3) e se encerra na quarta-feira, 22 de março. O formulário poderá ser enviado para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Documento publicado nesta segunda-feira (20/3) orienta gestores municipais a requerer o sediamento da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), nas modalidades coletivas, individuais e paralímpicas. Os municípios mineiros interessados podem se inscrever, preencher os requisitos e enviar propostas até 18/4.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes, divulgou os Projetos de Sediamento no site institucional da competição. O documento estabelece as exigências mínimas de pessoal e de infraestrutura de locais de competição, como alojamento, hotel e restaurante, por exemplo, necessárias para receber estudantes-atletas de 12 a 17 anos de escolas públicas e particulares do estado. Em 2022, 649 municípios participaram das competições.
Construir políticas públicas afirmativas sobre a temática étnico racial e desenvolver uma consciência racial desde a primeira infância. É com esse objetivo que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realiza uma série de ações pedagógicas estratégicas e necessárias para desenvolver uma educação infantil pela equidade racial. Mesmo sendo a maioria, o país ainda vivencia enraizadas camadas de racismo estrutural e há pesquisas que apontam os possíveis efeitos do segregacionismo no desenvolvimento infantil. Os dados são comprovados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, que aponta que a população negra corresponde a 55,8% dos brasileiros. Só na rede pública estadual de ensino mineira, quase 62% dos estudantes matriculados se autodeclararam como negro, pardo e/ou pertence a alguma etnias indígenas.