Aconteceu ontem, 28 de maio, a cerimônia de premiação dos medalhistas da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. Foram entregues 192 medalhas da OBMEP estadual e nacional. Além dos medalhistas de OURO, PRATA e BRONZE estadual e os medalhistas de PRATA e BRONZE nacional, marcaram presença também os seis alunos medalhistas de OURO nacional que receberam seus certificados. Esses alunos medalhistas de OURO nacional receberão suas medalhas no dia 10 de junho numa cerimônia que acontecerá no Rio de Janeiro.
O prazo para que estudantes do 6º ao 9º ano da rede estadual de ensino respondam à pesquisa da “Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas” foi prorrogado até a próxima sexta-feira (31/5). Esta mobilização nacional busca promover escutas qualificadas com adolescentes dos anos finais do ensino fundamental, permitindo identificar suas percepções sobre a escola e sugerir melhorias para essa etapa educacional.
A Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas é uma iniciativa do Programa Escola das Adolescências, proposto pelo Governo Federal. Coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a ação busca conhecer as visões e anseios dos estudantes sobre o ambiente escolar e o aprendizado.
Durante a última semana, atividades de escuta foram realizadas nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das redes estaduais, distrital e municipais. Cada turma participou com pelo menos duas horas-aula dedicadas a rodas de conversa e outras dinâmicas interativas. Posteriormente, foi disponibilizado para os estudantes um formulário individual com 14 perguntas sobre dimensões como aprendizado, participação, clima escolar, convivência e inovação.
Cronograma de conferência de documentação para a posse dos candidatos nomeados em 10/04/2024.
Independente do resultado da perícia médica, o(a) candidato(a) deverá comparecer na SRE no dia agendado conforme o cronograma para a garantia da escolha de vaga, conforme classificação no certame.
A Secretaria de Estado de Educação - SEE/MG, por intermédio da Coordenação Geral do PRONATEC/MG, com sede na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, torna público o Processo Seletivo Cursos FIC 1°/2024, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC/MEDIOTEC.
Estas Resoluções foram publicadas diante da necessidade de mantermos nas Unidades de Ensino apenas servidores convocados e contratados devidamente inscritos na Listagem de Classificação do Cadastro Reserva da SEE.
Estas inscrições serão abertas apenas para candidatos que não se inscreveram no ano de 2023. Aquele candidato que já está inscrito na listagem de 2023 não conseguirá se inscrever.
O servidor já convocado e ou contratado no ano de 2024 na condição de não inscrito deverá fazer sua inscrição extemporânea.
Os critérios de classificação estão nos Artigos 12,13 e 14 da Resolução SEE 5007 e no artigo 16 da Resolução SEE 5008.
O cronograma para inscrição está disposto no Anexo IV das Resoluções. Sendo a inscrição no período de 15/05/2024 a 21/05/2024 e a divulgação da listagem no dia 10/06/2024.
A Secretaria de Estado de Educação reuniu nesta semana, em Belo Horizonte, os superintendentes regionais de ensino, diretores e coordenadores de inspeção, em seminário que discutiu os indicadores educacionais e as metas a serem alcançadas pelas escolas da rede estadual.
O evento foi organizado pela Superintendência de Avaliação Educacional (SAE) e Superintendência de Políticas Pedagógicas (SPD), com apoio do Instituto Unibanco, e contou com as presenças do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, e a secretária adjunta, Geniana Guimarães Faria.
“Nós pegamos essa rede de ensino de uma forma que precisamos reestruturar a casa inteira. Há vários pontos positivos a destacar, mas isso também nos impõe uma meta audaciosa e os resultados que apresentamos aqui nos mostram que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário Igor de Alvarenga.
A secretária adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria, participou na manhã de segunda. Para ela, a possibilidade de conversar diretamente com os superintendentes e demais servidores permite trocas de experiências que inspiram os docentes. “É importante entender onde nós estamos hoje, as evoluções que nós tivemos e o que a gente tem de possibilidades de fazermos ainda melhor a partir de indicadores e metas. São informações consistentes que nos ajudam a fazer acontecer ensino e aprendizado cada vez melhores”, afirma.
Entenda o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.