Prazo para matrícula começa nesta segunda-feira (20/12) e vai até o dia 14 de janeiro
Já está disponível para consulta o resultado do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) para as escolas da rede pública em Minas. Para garantir a vaga, os pais e/ou responsáveis, ou estudantes com 18 anos ou mais devem comparecer à escola para a qual foram encaminhados e apresentar a documentação necessária (confira listagem abaixo). A consulta de qual a escola que o estudante foi encaminhado deve ser feita no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
A matrícula dos alunos será de forma presencial nas escolas, no período de 20 de dezembro a 14 de janeiro, de acordo com o encaminhamento realizado pelo SUCEM.
A distribuição dos alunos inscritos no SUCEM foi realizada de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate na seguinte ordem de prioridade: I - aluno com deficiência; II - zoneamento; III - zona; IV - aluno com irmãos que frequentem a escola pretendida, respeitando-se o zoneamento; V - aluno já integrante da rede pública de ensino e VI - aluno com menor idade.
Candidatos têm até às 12h do dia 27 de dezembro para se inscrevem
Começou nesta sexta-feira (17/12) e vai até às 12h do dia 27 de dezembro, as inscrições para o processo de contratação temporária na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A formação do banco de profissionais é para o magistério e área administrativa. O cadastro é on-line, gratuito, e deve ser feito no site www.contratacao.educacao.mg.gov.br, para as vagas nas áreas administrativas e em www.convocacao.educacao.mg.gov.br, para os cargos de magistério. Clique aqui e consute o cronograma com as etapas do processo.
Conforme a resolução SEE/MG 4.673/2021, a validade do processo de cadastro de reserva para o magistério será de um ano, podendo ser prorrogada. Os candidatos podem se inscrever para as funções de analista educacional/inspetor escolar (ANE/IE), especialista em educação básica (EEB) e professor de educação básica (PEB). Importante que os interessados verifiquem se existe, no município, a função/componente curricular/área de conhecimento, modalidade de ensino e curso, para a qual pretende se candidatar.
Em 2022, o Novo Ensino Médio será realidade em todas as escolas de Minas Gerais que ofertam o 1º ano do Ensino Médio. A implementação da proposta atende a lei federal 13.415/2017, que faz alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Serão muitas novidades para alunos e educadores. Clique aqui para acessar o guia.
Para que os professores da rede estadual de ensino fiquem por dentro de todas as legislações e formações continuadas que estão sendo ofertadas sobre a proposta, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encaminhou para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) um documento que lista todas as legislações, cursos, webinários e outros espaços formativos. O objetivo é auxiliar os profissionais a se apropriarem dos princípios, conceitos e práticas essenciais para que as temáticas que permeiam o Novo Ensino Médio possam fazer parte do cotidiano de leituras e diálogos dos educadores.
Como preparação para o ano letivo de 2022, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) vai disponibilizar celulares para alunos da rede estadual que têm dificuldade de acesso às ferramentas digitais de aprendizagem. A intenção da SEE/MG é que as tecnologias usadas durante o período de pandemia e que garantiram o vínculo dos estudantes com as escolas continuem sendo usadas de forma complementar ao ensino.
Batizado de “Estudantes em Rede”, o projeto vai doar aos estudantes que não têm aparelhos móveis para acesso aos materiais complementares de ensino. O objetivo da ação é possibilitar a inclusão digital e o fortalecimento da aprendizagem.
Nessa primeira etapa serão disponibilizadas 95 mil unidades, entregues em 659 municípios do estado. Os aparelhos serão enviados a 1.650 escolas, contemplando prioritariamente estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio.
Superintendente Regional de Ensino Analista Educacional e Inspetor Escolar Gestor(as) Escolar Especialista em Educação Básica Professor(a)
Assunto: Webinário - Novo Ensino Médio: mudanças para 2022.
No âmbito da Implementação do Novo Ensino Médio para as turmas do 1º ano em 2022, a Superintendência de Políticas Pedagógicas por meio da Diretoria do Ensino Médio convida V.Sa. para participar do Webinário - Novo Ensino Médio: mudanças para 2022 que será realizado no dia 26/11/2021 (sexta-feira) das 14h às 16h. O evento tem como objetivo apresentar a arquitetura curricular do Novo Ensino Médio para as turmas de 1º ano a partir das normativas dispostas pela Resolução SEE n. 4.657 de 12 de novembro de 2021.
Contamos com a participação de todos os profissionais da educação, em especial, aqueles que trabalham com a implementação do Novo Ensino Médio. Esta será uma oportunidade para iniciarmos o diálogo sobre as mudanças colocadas para esta etapa da Educação Básica.
As avaliações do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (SAEB) são um importante indicador que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. É a partir do IDEB que os estados e municípios podem medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino na rede e em cada escola. Por isso, é muito importante que as unidades de ensino já estejam preparadas na data da aplicação dos testes. Em Minas Gerais, as escolas estaduais já estão se organizando. No Estado, as provas devem ser aplicadas entre os dias 16 e 26 de novembro, de acordo com agendamento prévio das escolas realizado junto à equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Participam do SAEB de Língua Portuguesa e Matemática todas as escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio que cumprem os requisitos da Portaria INEP Nº 250, de 5 de julho de 2021. A aplicação das avaliações ocorrerá em formato impresso e presencial nas escolas, a partir de testes cognitivos e questionários contextuais aplicados a estudantes, gestores escolares, professores e secretários estaduais e municipais de educação.