As Superintendências Regionais de Ensino (SREs) estão elaborando planos de ação para que o programa Gestão pela Aprendizagem seja efetivo e tenha como resultado a aprendizagem dos estudantes. Ao longo desta semana, superintendentes regionais, coordenadores do serviço de inspeção, assessores pedagógicos e analistas educacionais estão reunidos em uma formação que vai auxiliar a alcançar esse objetivo.
Secretária Julia Sant’Anna explica que a meta foi calculada considerando o contexto de cada unidade escolar. Foto: Geanine Nogueira (ACS/SEE)
Ao longo da última semana, 220 inspetores escolares participaram de uma formação que teve por objetivo discutir a metodologia do Circuito de Gestão. A ação será implantada, inicialmente, em 1.296 escolas estaduais que ofertam o ensino médio regular e os inspetores serão os responsáveis por acompanhar o desenvolvimento da metodologia nas escolas.
“Nesta formação, eles estão vendo como deve ser feito o acompanhamento na gestão escolar e como ela pode melhorar a partir de técnicas de replanejamento”, destaca a superintendente de Políticas Pedagógicas, Kellen Senra.
Inspetores escolares participaram de oficinas que os ajudarão a implantar a metodologia nas escolas estaduais. Foto: Geanine Nogueira
Foi realizado no dia 13/08/2019, na Faculdade Pitágoras, o I Encontro – Jornada de Formação Continuada com os Diretores escolares. A convidada, professora Mary Franco, ministrou a palestra “Deixe a sua marca”.
O governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, lançaram nesta quarta-feira (7/8), no auditório JK, na Cidade Administrativa, o Programa Gestão pela Aprendizagem, conjunto de ações que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado para recolocar Minas Gerais em posição de destaque na qualidade do ensino público.
Os objetivos do programa são o combate à evasão escolar, redução das desigualdades regionais no ambiente escolar e a elevação dos indicadores de aprendizagem. O projeto se integra a outras diversas ações da secretaria que já conseguiu, por exemplo, o resgate de 15 mil alunos infrequentes neste ano.