Entre os dias 1 e 3 de dezembro, será realizado o seminário virtual ‘Ensino Médio Integral’. O evento tem o objetivo de dialogar sobre o futuro da educação púbica brasileira e sua melhoria por meio da ampliação da oferta de Ensino Médio em Tempo Integral. Gratuito e aberto ao público, o evento contará com a participação de governadores, secretários estaduais, além de especialistas e representantes do poder público e sociedade civil. Entre os convidados estão o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.
O seminário é realizado pelo Instituto Natura, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o apoio do Instituto Sonho Grande e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). A transmitido será pelo canal do Instituto Natura no YouTube www.youtube.com/user/naturainstitutonat, das 10h às 12h (horário de Brasília).
Iniciativas realizadas pelas unidades de ensino trabalham as orientações das leis federais 10.639/03 e 11.645/08, que dispõem sobre a temática da História e Cultura Afro-Brasileira
Na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais questões relacionadas à história e à cultura afro-brasileira são trabalhadas de forma transversal pelas unidades de ensino ao longo de todo o ano letivo. E, no mês de novembro, as ações são intensificadas para celebrar o “Dia da Consciência Negra”, que é comemorado nesta sexta-feira (20/11). As iniciativas desenvolvidas pelas escolas atendem às leis 10.639/03 e 11.645/08, que falam sobre a importância e obrigatoriedade de se trabalhar a temática nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.
Na Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes, em Ipatinga, vídeos também foram as ferramentas utilizadas para trabalhar a temática com os alunos dos anos finais do ensino fundamental, como conta a diretora Neuly dos Santos Pinheiro Vilela. “Este ano, resolvemos fazer diferente e convidamos pessoas de fora, como ex-alunos e especialistas. Eles falaram sobre empoderamento e sonhos”. Ao longo desta semana, os vídeos foram publicados nas redes sociais da unidade de ensino e os resultados foram muito positivos. “Pais e alunos estão comentando e elogiando muito. Até pessoas de fora da escola estão assistindo e parabenizando a escola por trabalhar e abordar o tema”, afirma Neuly.
Na escola, os alunos dos anos iniciais também trabalharam a temática. “Cada ano escolheu um tema especifico para ser tratado, como comidas típicas, o quilombo em Minas Gerais, diversidade cultural, entre outros”, conclui a diretora.


Recitais de poema e realização de jogos estão entre os exemplos utilizados por escolas de diferentes regiões do estado durante as atividades remotas
As escolas da rede pública estadual de ensino mineira estão desenvolvendo diversas ações e iniciativas para estreitar ainda mais os laços com os estudantes e incentivá-los na realização das atividades propostas pelo Regime de Estudo não Presencial, implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) durante a pandemia da Covid-19. Nas unidades de ensino que participam da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), por exemplo, atividades que envolvem artes e jogos estão presentes no dia a dia dos estudantes.

Na Escola Estadual Henrique Sapori, os alunos chegam a vestir o uniforme para participar do Recital de Poemas. Foto: Arquivo da Escola